Novamente, não foi dessa vez. Ao contrário do mês passado, dessa vez o rumor entorno do Windows 7 RTM era extremamente forte. Muitos sites e blogs grandes nacionais e internacionais soltaram a nota. Inclusive nós e o “Has Windows 7 RTMed?“, criado por Long Zheng especialmente para isso.
A reviravolta aconteceu hoje, com a notícia do blog oficial do Windows: O desenvolvimento do Windows 7 ainda não está concluído. Segundo LeBlanc, nem todas as versões localizadas (traduções) estão completamente finalizadas. Ele não foi exatamente claro, mas informou que a compilação RTM é mais complexa do que se possa imaginar. Disse ainda que quando o Windows 7 RTM nascer, o anúncio será feito no blog oficial. Mas, segundo Paul Thurrott, do SuperSite, a própria Microsoft é a culpada pelo grande mal entendido. E ele está certo em alguns pontos.
LeBlanc também “revelou” como acontecerá a distribuição do Windows 7:
- Assinantes MSDN e Technet: Algumas semanas após o anúncio da versão RTM;
- Clientes por licença de volume (VL): A partir do dia 1º de setembro, conforme anunciado ontem por Bill Veghte na WPC09;
- Consumidores, entusiastas e beta testers (todo mundo): A partir do dia 22 de outubro;
- Novos PCs: Os fabricantes prometem entregar PCs com o Windows 7 OEM pré-instalado no mesmo dia do lançamento, em 22 de outubro.
Por fim, algumas informações interessantes: quem está com o Windows 7 RC instalado poderá fazer upgrade para a versão final do sistema, mas terá que fazer uma instalação limpa. E as edições Ultimate, Professional e Home Premium do Windows 7 também virão com suas respectivas versões de 64 bits na caixa, como acontecia com o Vista Ultimate.