Não faz nem um mês que o Firefox 3.5 foi oficialmente lançado e o trabalho do pessoal da Mozilla anda a todo vapor. Falhas (críticas) estão aparecendo, uma segunda atualização para o Firefox 3.5 está a caminho e já se fala em Firefox 3.6 e 3.7.
Ontem dois sucessores do Firefox foram mencionados na Weekly Status Meeting, uma espécie de relatório semanal da Mozilla. O roadmap inicial mostra claramente o Firefox 3.6 (codinome Namoroko) para 2009 e Firefox 3.7 para o próximo ano. Essa última versão, porém, inda é bastante incerta. E tem outra: considerando que o Firefox 3.5 (ou 3.1 na época) foi inicialmente planejado para o final do ano passado, não se exalte muito pois a chance de você se decepcionar é grande.
Se tem uma coisa que o Firefox está atrás da concorrência é no visual. Sejamos sinceros: por padrão o Firefox para Windows é feio. Nada que alguns complementos não resolva, mas poderia ser melhor. E, no Firefox 3.7, finalmente será! Apareceram ontem alguns conceitos de interface na wiki da Mozilla.
Não há muito o que dizer, apenas veja as imagens e compare com o Chrome visual atual. Sem barra de status, favoritos ou menus. Apenas o que é importante ocupará espaço na tela, como as ferramentas e opções de página. Sem contar que ficou muito bom no Windows Vista ou 7, com o Aero ativado ou não.
Já o Firefox 3.6 provavelmente não terá mudanças visuais notáveis, mas virá com novidades interessantes. Quer exemplos? Aqui vai alguns: Melhorias na performance, como na abertura do programa (finalmente!) e de novas guias; Mais personalizável, sem a necessidade de reiniciar o navegador após a instalação de complementos; e maior integração com os recursos do sistema operacional (usuários do Windows 7 agradecem).
Por fim, vale lembrar que esses nomes são provisórios. Assim como aconteceu com o Firefox 3.1, a versão pode mudar. Mas independente disso, pessoalmente acho muito difícil o Firefox 3.6 sair nos próximos seis meses. Principalmente com a essa lista de melhorias planejadas pela Mozilla. Quanto ao Firefox 3.7, ainda é cedo para falar em lançamento. Façamos nossas apostas.
Fonte: Softpedia.