A Microsoft havia lançado um programa chamado Windows 7 USB/DVD Download Tool, que permitia copiar a instalação do Windows 7 para um pendrive USB, facilitando assim a instalação em netbooks sem drive de CD. Até ontem (10/11) o programa estava disponível para download quando foi removido silenciosamente.

A empresa decidiu retirar o programa do ar para averiguar uma questão levantada por Rafael Riveira em seu blog, onde o mesmo diz que a Microsoft pode ter violado uma licença GPL de um aplicativo chamado ImageMaster. No post o autor descreve a quantidade de semelhanças entre os dois programas, encontradas por ele.
A licença GPLv2 deixa claro que é permitida a modificação e redistribuição do código de programas sob essa licença. É necessário seguir os termos e condições impostas por ela, como distribuir também o código-fonte do programa que fez o seu uso, o que a Microsoft não fez. Quando questionada sobre o acontecido, a Microsoft declarou “estar verificando o problema e até que a análise esteja completa, o programa ficará fora do ar”.
Fonte: Cnet