Notícias

Ubuntu será padrão nos telecentros

Através do Programa SERPRO de Inclusão Digital, cujo objetivo é implementação de telecentros para a promoção da tecnologia em comunidades carentes da área urbana e rural, irá adotar o Ubuntu como sistema padrão nos computadores de inclusão digital.

O SERPRO, Serviço Federal de Processamento de Dados, empresa pública de tecnologia da informação e comunicação vinculada ao Ministério da Fazenda com uma função estratégica dentro da administração pública, desenvolveu uma versão customizada do Ubuntu para atender as necessidades dos telecentros. A versão do Ubuntu rodará em máquinas antigas, reaproveitada de órgãos públicos e doadas por empresas e pessoas físicas, mas terá grande suporte à multimídia, programas como Mozilla Firefox e BrOffice atualizados e contará com o ORCA – ferramenta de auxílio à deficientes visuais – e um sintetizador de voz que ainda está em desenvolvimento pela UFRJ.

O Programa SERPRO de Inclusão Digital hoje encontra-se espalhado pelo país. Cerca de 3 mil telecentros ajudam na universalização da informação e do conhecimento, no incentivo e reforço educacional de jovens e adultos, na produção cultural e na formação profissional de milhares de pessoas. Tudo tendo como base o software livre.

Para saber mais sobre o Programa SERPRO de Inclusão Digital, saber se sua cidade possui um telecentro ou mesmo obter informações para implementação de um, acesse: http://www.serpro.gov.br/inclusao

Fonte: Portal do SEPRO.

Tags: Linux, Software

Você também vai gostar

Leia também!