Notícias

Rootkit é causa de tela azul após instalação de atualização, revela Microsoft

Entrada frontal do campus da Microsoft em Redmond, nos Estados Unidos.

Há algumas semanas, com as atualizações do mês de fevereiro, vários usuários reportaram problemas no Windows XP após a instalação das atualizações, incluindo a temida tela azul da morte (BSOD). Isso levou a Microsoft a cessar a distribuição da atualização KB977165, que corrige uma falha de segurança de 17 anos do Windows.

Entrada frontal do campus da Microsoft em Redmond, nos Estados Unidos.

A Microsoft investigou o problema e descobriu o que estava causando as falhas e BSODs: um rootkit conhecido como Alureon. A Symantec já havia apontado antes uma praga como a grande causadora do problema envolvendo a atualização, mas só ontem a Microsoft se pronunciou oficialmente a respeito do caso.

De acordo com Mike Reavey, diretor de segurança da Microsoft, a empresa está trabalhando numa solução simples para detectar e remover o rootkit Alureon das máquinas contaminadas, que deve ser lançada em algumas semanas. Antivírus de terceiros também receberão atualizações para remover a praga.

Para mais informações, a recomendação é entrar em contato com o suporte da Microsoft, através do site https://consumersecuritysupport.microsoft.com/ ou pelo telefone gratuito 0800-888-4081 (número de outras localidades podem ser encontrados aqui).

Fonte: ZDNet.

Tags: Microsoft, Segurança, Software, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!