Há algumas semanas, com as atualizações do mês de fevereiro, vários usuários reportaram problemas no Windows XP após a instalação das atualizações, incluindo a temida tela azul da morte (BSOD). Isso levou a Microsoft a cessar a distribuição da atualização KB977165, que corrige uma falha de segurança de 17 anos do Windows.
A Microsoft investigou o problema e descobriu o que estava causando as falhas e BSODs: um rootkit conhecido como Alureon. A Symantec já havia apontado antes uma praga como a grande causadora do problema envolvendo a atualização, mas só ontem a Microsoft se pronunciou oficialmente a respeito do caso.
De acordo com Mike Reavey, diretor de segurança da Microsoft, a empresa está trabalhando numa solução simples para detectar e remover o rootkit Alureon das máquinas contaminadas, que deve ser lançada em algumas semanas. Antivírus de terceiros também receberão atualizações para remover a praga.
Para mais informações, a recomendação é entrar em contato com o suporte da Microsoft, através do site https://consumersecuritysupport.microsoft.com/ ou pelo telefone gratuito 0800-888-4081 (número de outras localidades podem ser encontrados aqui).
Fonte: ZDNet.