Ontem começou a ser distribuído via atualização a tela de seleção de navegadores para Windows da União Européia. Graças a isso, o desenvolvimento do Opera 10.5 foi acelerado para que logo os usuários pudessem ter a versão 10.5 final, que pode competir com os outros navegadores sem problemas (a versão anterior era muito lenta em comparação a essa). Assim, foram lançadas, só ontem, 4 versões Release Candidate (um recorde talvez?) e hoje foi lançada a versão final, totalmente funcional e estável de acordo com a Opera Software.
Da versão Beta 2 para a final foram modificadas poucas coisas, sendo a maioria correção de bugs e erros em geral. Se você gosta de testar coisas novas ou está pensando em trocar de navegador, essa é uma boa oportunidade para testar o Opera, que agora está muito veloz batendo vários de seus concorrentes.

O Opera 10.5 vem com vários recursos novos, sem contar os que já existiam antes e que são muito bons. Veja abaixo alguns desses recursos:
- Motor javascript Carakan, o mais rápido já desenvolvido
- Navegação privada
- Novo visual, bem integrado com o XP e Seven
- Integração com novos recursos do Seven
- Suporte ao HTML 5
- Cliente de torrent integrado
- Speed Dial
- Widgets (nessa nova versão podem virar aplicativos de desktop)
- Opera Unite (seu computador é usado como servidor)
- Opera Turbo (acelera a navegação comprimindo imagens e outros dados)
- Opera Link (sincroniza favoritos, speed dial e histórico com o servidor do Opera)
- Opera Dragonfly (Similar ao Firebug do Firefox)
- Outros
Por enquanto o Opera 10.5 é exclusivo para o Windows e para baixa-lo você deve clicar aqui. Provavelmente logo teremos a versão final do Mac (já tem um Beta) e uma versão para o Linux.