Se você esteve online pelos últimos anos, provavelmente deve se lembrar do Cuil (pronuncia-se cool, gíria que em inglês significa “legal”). Fundado por ex-funcionários da Google em meados de 2008 nos Estados Unidos, o buscador tinha como propósito balançar o mercado de buscas na Internet.
Era para ser só mais um barco navegando em águas dominadas pela Google, se não fosse pelo fato de ser anunciado como um buscador revolucionário e com capacidade para afundar a toda poderosa de Mountain View.

O fato é que o Cuil nunca chegou perto de seu objetivo. Nos últmos anos praticamente não houve nenhuma grande mudança: a Microsoft relançou um buscador com o nome de Bing, porém o cobiçado mercado de buscas online continua sendo dominado pela Google.
Hoje, apenas dois anos após seu lançamento, quem aparenta estar morto é o próprio Cuil. O buscador, cujo o investimento em 2007 e 2008 foi de 33 milhões de dólares, está off-line há alguns dias.
Ainda não é oficial, ou seja, nenhum pronunciamento, confirmando ou negando os fatos, dos responsáveis pelo Cuil foi divulgado. Pode ser apenas uma crise de servidor pela qual qualquer site está vulnerável, inclusive a Google.
Fonte: Download Squad.