A NetApplications publicou as pesquisas feitas em abril e não há maiores novidades: o Internet Explorer e o Mozilla Firefox continuam caindo, enquanto Google Chrome e Apple Safari sobem no mercado de navegadores.

O navegador da Microsoft já está despencando há muito tempo. Antes, com a queda do Netscape, chegava aos absurdos 95% de participação. Depois, com a ascensão dos navegadores alternativos da época (leia-se: Mozilla Firefox), começaram as quedas. Com o lançamento do Google Chrome, foi a vez de o panda vermelho perder participação – não há aumento significativo desde o final de 2009, apenas pequenas oscilações em decorrência do lançamento de novas versões. O Safari, navegador da Apple, também está subindo, mas esse aumento não reflete a realidade brasileira: ele é usado principalmente no Mac OS X, sistema que não possui participação expressiva no Brasil.
No StatCounter, os dados se repetem, mas no Brasil há um dado curioso: o Chrome está encostando no Firefox e deve ultrapassar o navegador da Mozilla neste mês ou em junho. Enquanto o Mozilla Firefox aparece com 26,93%, o Google Chrome ameaça com seus 25,82%.

No Guia do PC, Internet Explorer e Mozilla Firefox trocam de posições. No mês de abril, considerando dados de 326594 visitas, o Mozilla Firefox representa 38,01%, o Internet Explorer está presente em 29,47% e o Google Chrome fica em 28,86%. Outros navegadores, como Safari e Opera, não possuem participação expressiva. As estatísticas são as seguintes:
- Mozilla Firefox (38,01%)
- Internet Explorer (29,47%)
- Google Chrome (28,86%)
- Opera (1,6%)
- Apple Safari (1,28%)