Notícias

Microsoft detalha recurso Storage Spaces, do Windows 8

Semana passada, no blog oficial de desenvolvimento do Windows 8, a Microsoft divulgou uma das novidades do Windows 8: O Storage Spaces. Mas o que especificamente isso faz? Por que o colaborador de Linux do Guia do PC está escrevendo sobre Windows 8? Calma, vamos responder tudo da forma mais simples possível.

Gerenciamento de discos do Windows 8 usando o Storage Spaces

O Storage Spaces é um serviço que vai focar em três principais funções do funcionamento dos HDs (ou SSD se você usa um). Se você tem um HD usando algum tipo de RAID (apesar da Microsoft alegar que não é especificamente um), pode economizar sua grana pro Windows 8 porque vai ser uma mão na roda. Basicamente, serão três funções:

Storage Pools: Basicamente, essa função junta dois ou mais discos conectados (via SATA, USB ou SAS) e transforma e um único disco virtual. Logo, em vez de armazenar dois discos diferentes com arquivos jogados entre os dois,o Windows 8 pode transformar tudo em um único volume funcionando como um HD só. Esses discos podem ter espaço iguais ou diferentes contanto que estejam conectados entre por meio de um cabo. Este disco virtual pode ser usado como um normal: Pode ser particionado, formatado e alterado normalmente.

Esquema de funcionamento: Dois HD's conectados funcionam como um disco virtual.

Mirroring (ou espelhamento): Faz pelo menos uma cópia de um determinado arquivo esteja presente em mais de um disco. Isso garante que em uma eventual falha de um dos dispositivos de armazenamento (e.g, dois HD’s conectados num disco virtual e um deles falha, o Windows 8 vai manter um “backup” desses arquivos no segundo HD que ainda funciona)

Thin provisioning: O mais confuso até agora. Ele permite que o espaço em disco seja disponibilizado aos poucos assim que for necessário.  Isso faz com que haja menos falhas durante o funcionamento dos discos e consequentemente, criar um espaço de 10TB em dois discos que juntos tem 4TB.  Note que isso apenas aumenta o espaço lógico do disco virtual e não do espaço físico dos discos.  Funciona através de um gerenciamento inteligente dos discos e de sobreposição do sistema de arquivo NTFS (que vai receber atualizações para ser compatível com a tecnologia.) dos discos. Assim que você atingir o limite físico dos discos, você pode comprar mais um e conectá-lo que o Windows vai automaticamente inserir ele ao disco virtual sem mais configurações.

Fonte: Neowin|ITOnline

Você também vai gostar

Leia também!