Notícias

Windows 8 poderá ter mais de 400 mil apps do Android

Juntamente com smartphones e tablets, outra coisa que ficou bastante popular nos últimos anos foram as “lojinhas de aplicativos“. É padrão toda empresa possuidora de algum sistema operacional móvel manter também uma loja virtual para comercializar os programas para suas respectivas plataformas. Quem inaugurou o nicho foi a Apple, que possui a maior loja (em lucro), a App Store. A Google tem o Market, a Nokia também há tempos possui a sua, poxa… até o Google Chrome tem uma! Já que a Microsoft resolveu também competir neste campo, ao desenvolver o Windows Phone, usado em smartphones, e também o Windows 8, que será integrado a tablets e PCs, ela teve que se virar para criar uma loja destes moldes, e que já foi até batizada: Windows Store.

Ela virá para trazer uma série de benefícios e resolver alguns problemas com os quais os inúmeros usuários do Windows se deparam. Todo e qualquer app que quiser ser comercializado pela Windows Store, terá de passar por uma rígida avaliação da Microsoft. Assim, somente aqueles que sejam estáveis e seguros serão aprovados. Além do mais, eles só serão compatíveis com a interface Metro e logo, também com um tablet rodando o Windows 8, lhe possibilitando começar um trabalho no desktop, em casa, e terminá-lo no seu tablet no escritório ou em qualquer outro lugar. Além disso, apps Metro não influenciarão no registro do sistema, o que significa que podemos instalar e desinstalar quantos programas nós quisermos sem afetar negativamente o desempenho de nossa máquina.

O grande problema destas lojas de aplicativos, é justamente começar. Para que a plataforma seja atrativa aos consumidores, ela tem de dispor de uma gama muita vasta de opções. A regra geral é: Quanto mais apps, melhor. Mas para isso, os desenvolvedores pecisam ser incentivados, precisam ver vantagens na loja. Senão eles não vão se dar ao trabalho de desenvolver os nossos programinhas. Visto que a Windows Store ainda nem foi lançada, é natural que ela comece com parcas opções e com o tempo vá engordando seu portfólio. Mas o que você acharia se ela já começasse com o expressivo número de 400 mil apps? Seria bom, não acha? E é justamente isso que pode acontecer.

A BlueStacks, startup que deu as caras recentemente na mídia tecnológica por virtualizar apps do Android no Windows, voltou às manchetes. No anúncio oficial, eles disseram que pretendem lançar um aplicativo apenas para o Windows 8, que será responsável por “portar” mais de 400 mil aplicativos do Android para o sistema da janelas. Ou seja, ele vai como que pegar toda a loja da Google, como está hoje, e portar para a Windows Store. Segundo a CEO da startup, Rosen Sharma, o que o BlueStacks fará não vai ser um simples “port”. Os programas ficarão totalmente integrados à interface Metro, de forma que você não consiga diferenciar se é um app Android ou se é um nativo da Windows Store.

Já existe uma versão em fase beta deste programa para o Windows 7. Em sua versão gratuita ele permite experimentar apenas alguns aplicativos, na paga que teremos mais opções, quando esta for lançada. Mas de qualquer maneira, ele será realmente mais útil no Windows 8, já que este terá versões para tablets também. A versão desenvolvida para o atual sistema pode servir mais como um aperitivo, para já irmos sabendo como que ele funciona. Não sei se isso se concretizará ou ficará apenas no papel. Mas enquanto a Windows Store não cresce, parece uma boa saída para solucionar a inevitável carência de apps. Para finalizar, um vídeo promocional explicando o recurso:

Tags: Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!