Com o advento das telas sensíveis ao toque, inauguradas pelo iPhone, em 2007, praticamente todo smartphone se vale de um corpo sem teclado físico. Visto que o display certamente seria uma das partes mais importantes do aparelho – já que toda interação se daria através dele – fez-se necessário adotar medidas para tornar o vidro usado o mais resistente possível. Foi aí que entrou a Corning, especializada em fabricar vidros “especiais”. Nomeados de Gorrilla Glass, seu nome sugere bem a sua principal característica: resistência. A empresa consegue deixar o vidro realmente bem mais resistente que o comum, com uma expessura aceitável, e resistente a impactos, pressão e até arranhões. Ou seja, um item fundamental para qualquer smartphone.
Ela consegue esse feito trabalhando as propriedades químicas do vidro e com uma profunda camada de compressão entre a superfície e o vidro logo abaixo. A eficência dele é tanta, que os tais Gorilla Glass já estão espalhados em mais de 600 milhões de aparelhos, como iPads, iPhones, Galaxys S, Nexus e toda sorte de marcas e nomes que você conhecer/imaginar. Pois bem, ontem, na na feira de eletrônicos CES, a Corning aproveitou para apresentar e fazer algumas demonstrações da segunda geração de seus vidros. A principal mudança, com relação à versão anterior, é a expessura. Ele está 20% mais fino que o anterior. E o melhor, está mais fino E também mais resistente. No vídeo abaixo, um representante da empresa demonstra o quão forte ele é. Ele primeiro testa duas amostras do Gorilla Glass 1, vendo até onde elas aguentavam sem se quebrar, e depois pega duas amostras da segunda geração. O resultado é surpreendente, elas aguentam até 50 Kg de pressão! Veja por si só:
Ainda não há aparelhos equipados com este vidro, mas certamente tão logo os novos modelos sejam lançados, também veremos este Gorilla Glass na palma de nossas mãos. A Corning já confirmou parceria com várias fabricantes, como LG, Acer, ASUS e outras. Ela não mencionou a Apple, mas sabendo-se que a Gigante de Cupertino é a maior cliente deles, não é errado dizer que a Maçã já reservou alguns destes para serem usados no iPad 3, quem sabe. Além das vantagens óbvias de mais resistência e a possibilidade de se fabricar gadgets cada vez mais finos, esta segunda geração do Gorilla Glass permite aumentar o brilho e o tempo de resposta ao toque. É amigo, estamos caminhando para dispositivos cada vez mais finos, resistentes e inteligentes. E eu amo muito tudo isso!
[MacRumors]