Assim que me familiarizei com o iPad e o seu SO, bem como a forma de comprar e instalar aplicativos, uma das primeiras coisas que fiz foi procurar joguinhos casuais. O primeiro que instalei foi Angry Birds, claro! Mas pouco depois descobri um título que, na minha opinião, é muito melhor que o da Rovio. Trata-se do Plants vs. Zombies, desenvolvido pela PopCap. Um Tower Defense extremamente viciante, acho que zerei este jogo pelo menos umas oito vezes seguidas! Se você não conhece, se mate. Ou experimente uma das diversas versões disponíves, tanto para iOS e Android, como para PC e navegador.
Pois bem, já faz alguns dias, a Rede Globo (sim, a Globo) está veiculando propagandas em seu canal a respeito de seu primeiro jogo (!), chamado de Missão Bioma. O título é paltado sobre a conscientização da preservação do meio ambiente e da variedade de ecossistemas presentes em nosso território. Ok, legal, iniciativa bacana. Só não foi mais bacana por que o jogo em questão é uma cópia descarada do título da PopCap, mencionado acima. Para ilustrar, screenshots de ambos os jogos. Veja por si só a semelhança:


A emissora carioca poderia se defender dizendo que os gêneros são iguais. Mas para o azar dela, já vi Towers Defense muito diferentes uns dos outros, portanto, essa desculpa não cabe. O gameplay, com o campo simulando um tabuleiro, é o mesmo. Conceitos como uma “segunda chance” quando o inimigo alcança o final da linha também está presente – no PvZ é um cortador de grama, no Bioma é uma caixa d’água. Interface estupidamente semelhante, jogabilidade, enfim… praticamente tudo foi copiado, mas com personagens diferentes.
Este fato levanta uma questão importante: será que a prática de plágio se limita somente aos “pequenos”? Será que apenas pequenas empresas, sites e blogs de pouca expressão se valem desta ridícula atitude? Bom, pelo visto não. A Globo, mesmo com todo o seu dinheiro, preferiu pegar uma ideia pronta e que havia dado muito certo e usá-la neste projeto. Seria muito mais bonito e ético para a emissora, comprar a licença da engine e desenvolver o jogo sem peso na consciência. Como eu sei que a Globo não fez isso?
Uma matéria no Olhar Digital, que também suspeitou da semelhança, afirma que a PopCap, responsável pelo Plants vs. Zombies já notificou o departamento jurídico da empresa, para que eles possam tomar as medidas cabíveis e, se necessário, processar a Globo por plágio. Este episódio mostra um ponto interessante: o ato de copiar algo sem autorização, não é feito apenas por pequenas empresas ou sites, é feito também por grandes portais e organizações. Isso depende muito mais do cárater e responsabilidade dos organizadores, do que simplesmente do tamanho e influência do veículo de comunicação. Nós aqui do Guia do PC, prezamos e valorizamos conteúdo original, por isso tudo que é postado aqui é de autoria própria de nossos colaboradores. Para a Globo, fica esta lição.