Notícias

Microsoft abre subsidiária para colaborar fortemente com projetos Open Source

Ser um extremista, radical, nunca é bom. E isso vale para qualquer aspecto da vida. Infelizmente, no mundo da tecnologia, temos algumas pessoas que desinstalaram o pacote do bom senso e defendem de forma irada e cega sua empresa preferida. Geralmente não vale a pena discutir com essas pessoas. Defender cegamente uma empresa é algo muito idiota, e a maior prova é dada pelas próprias empresas que eles defendem. Por exemplo, os “seguidores” do Stallman constantemente atacam a Microsoft e seus produtos, afirmando que eles são malignos, atrapalham os projetos open source, alienam as pessoas e matam bebês focas em todo o mundo. Mas veja só como são as coisas, notícias recentes dão conta de que a “maligna” Microsoft está entre as 20 maiores colaboradoras do kernel Linux. Onde está o seu Stallman deus agora, linuxer xiita? A Microsoft colabora com projetos de código aberto e não é de hoje, já faz tempo. E ontem, a Gigante de Redmond deu mais um passo para consolidar ainda mais sua ajuda no mundo do software livre. Ela abriu uma subsidiária que trabalhará em cima de criar padrões e produtos open source, para melhorar ainda mais a “comunidade”.

O nome dessa nova divisão da dona do Windows, será Microsoft Open Technologies e abrigará um time de 50 funcionários, que trabalharão nestes novos padrões. A equipe será liderada por Jean Paoli, um dos criadores da linguagem XML e que defende o padrão OOXML, que começou a ser usado no Office 2007. Apesar dessa atenção maior aos projetos open source, não pense que finalmente ela abrirá o código do seu principal produto, o Windows. Talvez toda a nossa geração morra e não vejamos isso acontecer. Mas em tempo, quais seriam os objetivos desta gigante em ajudar tão fortemente a comunidade do software livre?

Bom, o próprio líder desta nova divisão dá a resposta a essa pergunta:

Nós acreditamos que a subsidiária proporcionará um novo jeito de nos envolvermos com as comunidades open source, de uma forma mais clara […] servindo como ponte entre tecnologias Microsoft e não-Microsoft.

JeanPaoli
Jean Paoli - O cara por trás do braço Open Source da Microsoft

E isso é bem verdade. A companhia já ajuda a desenvolver a linguagem HTML5, que está em alta no cenário atual, e também o protocolo HTTP 2.0, que é amplamente usado na internet. Além disso, com todas essas novas pesquisas e desenvolvimento na área de código aberto, ela será capaz de melhorar ainda mais o Windows Azure, plataforma de cloud computing voltada para empresas. Ela pretende implementar as linguagens PHP e Java em seu “sistema operacional da nuvem”, digamos assim. Ou seja, ela ajuda mas também tira o dela. De qualquer forma, é uma relação benéfica para ambas as partes. O Linux não é ameaça para Microsoft e os dois podem perfeitamente trabalharem juntos.

Ironicamente, o maior empecilho para a empresa do tio Bill ajudar a comunidade open source seja exatamente as suas licenças, como por exemplo a GPL. Pelos termos dela, todo software que esteja sob a licença GPL (General Public License) deverá ter seu código aberto para qualquer um que queira ver, modificar e distribuir. Bem, não preciso nem explicar que isso não é bom negócio para a Gigante de Redmond, já que ela compete em vários setores com muitas empresas proprietárias. E a maioria dos programas de código aberto obedecem à licença GPL. Daí temos um verdadeiro problema. Mesmo assim, é louvada a atitude da empresa de ajudar outros nichos que não o seu.

[Geek Wire]
Tags: Linux, Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!