Notícias

Facebook tem muita, mas muita informação sobre seus usuários

O Facebook é, sem dúvida nenhuma, a maior rede social da atualidade, com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo. Eu tenho meu perfil lá, mas confesso que não sou um usuário compulsivo. Porém, conheço gente, e aposto que você também conhece, que é simplesmente viciada no “face“. Imagine o tanto de informação que o tio Mark Zuckerberg possui acerca da gente. Imaginou? Agora imagine um pouco mais, pois é bastante coisa. Vamos tentar enumerar algumas: álbuns de fotos, postagens, eventos aos quais fomos convidados, notas, mensagens, conversas e por aí vai. Ou seja, toda nossa vida está lá. A tirinha abaixo sintetiza bem o que o Facebook representa para algumas pessoas:

Tirinha Um Sábado Qualquer

Desde 2010, a rede social disponibiliza um recurso de backup para seus usuários. Eles podem solicitar um arquivo ao Facebook, contendo tudo o que ele já fez dentro da rede. Pois bem, em um anúncio dado ontem no próprio Facebook, a equipe responsável pela privacidade dos usuários informou que eles incluíram mais categorias de informações pessoais que serão agregadas ao backup. São elas: nomes anteriores (!), solicitações de amizade, endereços IP e outras. Além do mais, a equipe ainda disse que mais categorias serão incluídas em breve. Ao todo, foram 39 categorias novas acrescentadas. Segundo o jornal The New York Times, este arquivo de backup engloba cerca de 84 categorias de informações! Informação pra dar e vender! É, acho que eles vão vender.

Há especulações que afirmam que esta mudança aconteceu por que o Facebook está bem perto de fazer o seu IPO, ou seja, sua oferta pública de ações. E essa medida serviria para amenizar o ânimo dos investidores quanto às questões de privacidade. Bem, parece que não funcionou muito bem. Na Europa, mais de 40 mil usuários já solicitaram o backup, e eles descobriram que a rede social guarda até informações já deletadas da conta. Ou seja, acho que deus vai realmente abandonar o seu caderninho e tomar posse de todos os backups dos usuários do Facebook. É uma ótima maneira de saber o que a pessoa fez.

Mas deus é o de menos. Imagine essas informações na mão de pessoas mal intencionadas, como ex-namoradas. Ao mesmo tempo em que o recurso tem a sua utilidade, a de backup, ele também é perigoso. Já que se hackers conseguirem acesso ao sistema, podem muito bem tomarem posse destas informações. E só deus sabe o que eles podem fazer com elas. Caso você queira também uma cópia de suas ações na rede social, basta ir na sua página de configurações e fazer a solicitação. Eles têm 40 dias para lhe mandarem o arquivo. Depois volte aqui e nos conte o susto ao relembrar coisas que você não fazia ideia que tinha compartilhado.

[The New York Times | Imagem: Um Sábado Qualquer]
Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!