Hoje, 27/06, a Google dará início ao seu evento voltado para desenvolvedores, batizado de Google I/O. A exemplo de outras gigantes da tecnologia, como Apple e Microsoft, que usam eventos fechados para anunciarem produtos e serviços importantes, a Gigante das Buscas terá o seu dia de gala hoje. Muitos rumores inundaram a web com os possíveis anúncios que a empresa poderá fazer. E nós, do Guia do PC, fizemos um apanhado geral do que podemos esperar desse evento. Vamos ver quais são os possíveis anúncios que veremos logo mais à tarde:
Tablet Nexus 7
Inaugurado pela Apple, em 2010, o mercado de tablets já conta com muitos nomes de peso disputando um lugar ao sol. A Microsoft recentemente anunciou a sua proposta, chamada de Surface, e, portanto, a Google era a única gigante que não contava com um aparelho próprio. Isso deve acabar no evento de logo mais, onde ela deve anunciar o seu tablet Nexus 7. Ontem, noticiamos aqui sobre um documento vazado que mostra as especificações técnicas do aparelho, bem como seu possível preço. Custando apenas US$ 199,00 ele tem boas chances de abocanhar parte do mercado que hoje pertence à Apple. O aparelho seria produzido pela Asus e começaria rodando a mais nova versão do Android, a Jelly Bean. E falando nela…
Android Jelly Bean
Este é um rumor que foi “oficializado” ontem na sede da Google. A empresa tem a tradição de, pouco tempo antes de liberar um novo sistema operacional, colocar uma estátua com o “mascote” do sistema no seus jardins. Fazendo companhia a outros doces que deram nome à versões anteriores do Android, o novo integrante da turma é um robôzinho cheio de jujubas (jelly beans) dentro de si. Veja a imagem, que bonitinho:

Asim, com a presença do Jelly Bean confirmada, resta ver quais serão suas novidades. Ao que tudo indica, ele não será um grande lançamento, mas apenas uma atualização incremental para o Ice Cream Sandwich. Tanto é que a sua versão é a 4.1, o que reforça mais ainda a ideia de que ele não trará coisas impactantes. Talvez a mudança mais visível seja a adoção do navegador Chrome for Android como o padrão do sistema.
Sistema de entretenimento Android
Rumores dão conta de que a Google provavelmente esteja trabalhando num dispositivo que venha a concorrer com o AirPlay, da Apple. Seria um gadget que permitiria fazer streaming de música e, por que não, vídeo, na nossa própria casa e controlado pelo smartphone Android. Assim, seria possível, por exemplo, selecionar quais faixas tocariam, aumentar/diminuir volume, além de outros controles. Tudo sem fio! Esse seria o primeiro produto da linha Android@Home, anunciado na Google I/O do ano passado, que tem como objetivo tornar nossos lares mais inteligentes e controlados por dispositivos Androids (nossa, essa frase soou estranha). Isso seria uma quebra de paradigma para a Google, que não é muito de fabricar hardware, deixando esse serviço para suas parceiras, como Samsung.
Upgrades para a Google TV
Já faz um tempo que a Gigante das Buscas tem no seu portfólio a Google TV. Porém, ela ainda não deslanchou. Para você ter uma ideia do quão impopular esse produto é, até a “possível-futura-TV” da Apple já foi tema de mais notícias que o aparelho da Google. E olha que é um produto que nem existe! Para tentar mudar esse quadro, a Gigante de Mountain View poderá anunciar novidades para a Google TV. Há uma escassez de informação a respeito disso, até mesmo rumores são poucos, mas há uma chance da empresa anunciar novos parceiros de conteúdo, coisa que ela está precisando, mais fabricantes dispostos a jogar no time e uma interface mais amigável. Vejamos como ela se comportará depois disso.
Android vs. iOS
Sabemos que o Android tem uma briga ferrenha com o iOS, sistema da rival Apple. Na última WWDC, que ocorreu esse mês, a Maçã se divorciou da Google no que diz respeito ao serviço de mapas. Até agora, a turma do falecido Steve Jobs usava o serviço da Gigante de Mountain View como solução de mapas, inclusive nativamente no sistema. A partir do iOS 6, a Apple oferecerá uma solução própria para isso. Desta forma, muito provavelmente a Google anuncie o serviço Mapas para iOS, ou como um aplicativo a ser posto à venda na App Store ou como um webapp a ser acessado do navegador. Em qualquer dos casos, a Google já garantiu que vai manter o suporte a esse serviço no iOS.
Outra coisa que deve aparecer para concorrer diretamente com o sistema da Maçã, será um assistente de voz. A Apple tem a Siri e, embora a Samsung tenha o S Voice no Galaxy SIII, ele só é suportado – oficialmente, claro – nesse aparelho. Assim, a companhia lançaria o Google Assistant, nos mesmos moldes da alternativa da Apple. A Google já tem uma tecnologia para reconhecimento de voz impressionante, e unindo o seu know-how no campo das buscas com algoritmos do Knowledge Graph, por exemplo, poderemos ter um serviço melhor que o da Siri que, verdade seja dita, é mediano.
Outra frente de batalha pode se desenvolver no campo dos games. A Apple tem o Game Center, uma espécie de rede social voltada para jogos, onde você adiciona amigos, consulta recordes, achievements, posição no ranking, etc. E tudo isso deixa a jogatina ainda mais divertida. Tudo indica que a Google implemente um serviço similar, criativamente chamado de Google Game Center, com as mesmas funções do serviço da Apple.
E por falar em games…
E por falar em jogos, temos mais novidades relacionadas a eles. A Google, atualmente, suporta jogos nos aparelhos que rodam Android, no seu navegador Chrome e também na rede social Google+. Mas eles não são interligados. Se você baixar o mesmo jogo nesses três lugares, terá de começá-los do zero as três vezes. A Google planeja unificar essas três plataformas. Assim, ao baixar, por exemlo, Plants vs. Zombies no Chrome, você poderia continuar de onde parou no aplicativo para Android, no seu smartphone. Se isso acontecer será muto bacana!
Outras novidades
A Google I/O desse ano promete, por isso são tantas novidades aguardadas. Além de todas essas mencionadas aí em cima, poderemos ter ainda a ampliação do serviço Google Wallet, que é um sistema de pagamentos com o próprio celular, usando a tecnologia NFC. Ele existe desde o ano passado, mas assim como a Google TV não ganhou força ainda. Espera-se que a empresa anuncie um sistema, desta vez baseado na nuvem, semelhante ao PayPal e que independa do NFC. Outro produto que está criando uma grande expectativa é o Google Glasses, um óculos com aspecto futurístico da empresa, que usa e abusa da realidade aumentada. O óculos pode tirar fotos e até fazer vídeos em HD, mas ainda não sabemos muita coisa sobre ele. A expectativa não é de que ele seja lançado hoje, mas sim de os desenvolvedores tenham acesso a ele e possam criar aplicações úteis a esse invento.

E por fim, um serviço de Google Cloud, mas não como o GDrive, que já conhecemos. Será um serviço mais parecido com o Amazon EC2, que fornece uma infraestrutura de servidores para que empresas diversas possam alocar seus serviços nas nuvens. Não é um produto voltado para o usuário final, e sim para empresas que estejam interessadas numa grande e robusta infraestrutura de servidores.
Concluindo
Ufa! São tantas emoções novidades! O evento Google I/O acontece hoje, a partir de 13:30 hs, horário de Brasília. Veremos quais desses rumores vão se concretizar. E quanto a você, quais as suas apostas para o evento de hoje? Vamos debater nos comentários antes que comece o evento! :D