Apesar de 80% dos usuários ativos do Facebook não residirem nos Estados Unidos da América, o Facebook App Center foi disponibilizado primeiramente para a terra do Tio Sam. Mas dentro das próximas semanas a rede social mais famosa do mundo irá lançar mundialmente sua loja de aplicativos.
Desde o dia 9 deste mês a loja de aplicativos do Facebook já estava disponível, além dos EUA, para o mercado do Canadá, Austrália, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido. Nas próximas semanas a empresa de Mark Zuckerberg promete entregar o serviço para os usuários do Brasil, França, Alemanha, Rússia, Espanha, Taiwan e Turquia. A empresa espera que até a data do lançamento aplicativos em língua nativa estejam disponíveis.
O Facebook App Center já conta com 600 aplicativos. A intenção do Facebook é disponibilizar uma loja nos moldes da Google Play ou Apple App Store, mas não focando somente em programas para internet, mas também para Android e iOS. Na fase inicial da loja os aplicativos deverão ser gratuitos e somente em um futuro próximo uma opção para compras, que está em fase de testes, estará disponível.
Uma das vantagens da loja de aplicativos do Facebook é que o algoritmo usado, além de sugerir aplicações com base no gosto de seu país, vai recomendar programas de acordo com seu perfil e de seus amigos. Facebook espera com o lançamento chegar aos 1 bilhão de usuários e aumentar de maneira expressiva seus lucros, afetados pela desastrosa entrada da empresa na bolsa de valores.