Notícias

Mozilla planeja melhorar o Firefox com o IonMonkey

Eu lembro com saudosismo de uma época que eu ia na casa de um amigo – valeu, Jeferson! – apenas para brincar no computador dele, no hoje pré-histórico Windows 95. Na época, ele era o único amigo da turma que tinha um computador. Internet? Bom, ela ainda não havia surgido na nossa vida. E se a gente não sabia o que era internet, imagine navegadores! Bem, estou falando de uma época em que computadores tinham uso mesmo sem internet. Hoje, um bom navegador, que renderize com fidelidade páginas complexas, como Facebook, Twitter, Google Drive, entre outras, é quase tão importante quanto um sistema operacional. Por isso hoje o mercado de browsers está tão concorrido e cheio de opções. Para se destacar e ganhar mercado entre os demais, os desenvolvedores precisam pensar fora da caixa e promover novos recursos bem como melhorias nos que já existem.

Pensando nisso é que o pessoal da Mozilla começou a desenvolver um novo compilador JavaScript, batizado de IonMonkey. Ele dará uma nova vida ao Firefox, deixando-o mais rápido no carregamento de páginas. O desenvolvedor David Anderson explicou de forma bem técnica o funcionamento deste novo motor JavaScript, mas traduzindo de uma maneira bem simples, podemos dividir o seu funcionamento em 3 etapas: primeiro o código JavaScript será traduzido para um código intermediário, que por sua vez será otimizado e só então será transformado em linguagem de máquina, na última etapa.

E quanto isso gera em ganho de performance para o navegador da raposa? Bem, o Anderson fez alguns benckmarks para comparar. Por enquanto, a única versão que possui o IonMonkey é a 18. Assim, ele pegou o Firefox 15, 17 e 18, rodando num Mac  Pro com Windows 7 Professional – é estranho, eu sei – e rodou o benckmark Kraken, desenvolvido pela própria Mozilla. O resultado foi que o Firefox 18 (com o IonMonkey) foi 26% mais rápido que a versão 17. Ainda em outro teste, desta vez utilizando o Google V8, o Firefox 18 foi 20% mais rápido em relação ao 15. Veja os gráficos:

firefox-v8-kraken
Desempenho do Firefox 18 em 2 testes de benchmarks

Em testes feitos por equipes independentes, como a do gHacks, eles compararam o Firefox 17, 18 e o Chrome 23. Os resultados não foram muito surpreendentes. No benchmark desenvolvido pela Mozilla, o Kraken, o Firefox 18 foi 16% mais rápido que o Chrome. Já no benchmark desenvolvido pela Google, o Octane, o Chrome levou vantagem, fazendo 12.919 pontos, contra míseros 8.727 pontos do Firefox 18. O que a gente pode concluir disso? Que cada empresa desenvolvem testes de desempenho que favorecem seu produto. Mesmo assim, é ótimo ver que a equipe da Mozilla não se deu por vencida e trabalha fortemente para melhorar o seu já ótimo navegador Firefox. Quanto mais opções nós tivermos, melhores elas serão.

Infelizmente, a gente ainda não pode testar esse novo motor JavaScript, já que o Firefox 18 só estará disponível no dia 08 de outubro, onde ele deve ser promovido para o canal Aurora. Se quiser algo um pouco mais estável, terá de esperar até o dia 20/11, onde ele chega ao canal Beta. O IonMonkey também deve equipar o Firefox Mobile, mas apenas na plataforma Android, já que iOS e Windows RT são fechados demais. Até lá, se quiser saber mais detalhes a respeito do IonMonkey, basta clicar nesse link e ler o texto do desenvolvedor no blog da Mozilla. E então, o que achou da novidade?

Tags: Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!