Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Instale o Cinnamon em seu Linux

O time do Linux Mint anunciou ontem, dia 18, o lançamento da nova versão de sua interface gráfica, a Cinnamon 1.6. Para quem desconhece esta estrutura gráfica, ela foi criada para ser uma alternativa ao Gnome 3/Gnome Shell e o Unity, do Ubuntu.

Após os lançamentos do time Gnome e da Canonical, o Mint, que é baseado no Ubuntu, procurou diferenciar-se para agradar ao público, que não gostou nada dos novos conceitos e mudanças bruscas do Gnome 3 e Unity.

Com uma usabilidade procurando a simplicidade do Gnome 2, a interface Cinnamom (Canela, em português) logo conquistou muitos fãs, e possibilitou que a distribuição comunitária Linux Mint fosse uma das mais usadas no planeta, chegando a passar o Ubuntu no site DistroWatch.

Com a nova versão, a 1.6, o Cinnamon chega para abalar mais uma vez, por deixar de lado um dos navegadores de arquivos mais conhecido o Nautilus, passando a usar o Nemo. Nemo é um fork do Nautilus, mas que pretende, de acordo com seus desenvolvedores, ser melhor e mais prático. Nemo chegou para comandar! (sacou?)

Apesar de ser a interface do Linux Mint, o ambiente Cinnamon está disponível para outros sistemas GNU/Linux, e pode ser instalado de maneira simples, assim como a instalação de outros ambientes no Ubuntu mostrado na semana passada.

Quer saber como instalar em seu sistema? O Guia do PC explica. E vamos começar pelo Ubuntu, a distribuição Linux mais usadas em desktops pelo mundo.

Instalação no Ubuntu

No Ubuntu, o ambiente Cinnamon não está nos repositórios. Será então preciso instalar um repositório PPA.

Clique no menu do canto superior direito da tela e vá em “Software Atualizado”. No gerenciador de atualizações, aperte no botão “Configurações…” para entrar em “Canais de software”.

Por aqui entra-se no Gerenciador de Atualizações, onde existe um botão para ir ao Canais de Software

Na aba “Outro software”, adicione o repositório:

ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable

Feche e clique em “Verificar” na tela do gerenciador de atualização, a fim de atualizar as informações do repositório. O próximo passo será ir à Central de Programas e filtrar o repositório Cinnamon, para finalmente instalar o Cinnamon Desktop.

Na seta em “Todos os aplicativos”, selecione o repositório do Cinnamon

Pelo Terminal, é mais fácil ainda. Copie e cole estes comandos:

[sourcecode]sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable && sudo apt-get update && sudo apt-get install cinnamon -y[/sourcecode]

Instalação em outras distribuições

No Fedora, basta procurar nos repositórios cinnamon e no OpenSUSE, é possível instalar via 1-Click, clicando no ícone exposto aqui:
http://en.opensuse.org/openSUSE:GNOME_Cinnamon#Cinnamon_1-Click_Installer

Para outras distribuição, entre no site oficial:
http://cinnamon.linuxmint.com/?page_id=61

Acessar à interface

Para acessar volte à tela de login, fechando a sessão. Lá é possível escolher entre os vários ambientes gráficos, como já explicado na semana passada.

Após, seu desktop ficará assim, como na imagem do OpenSUSE com Cinnamon:

Cinnamon no OpenSUSE / Imagem: Projeto OpenSUSE

E então? Gostou do Cinnamon? Compartilhe sua experiência nos comentários. Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, ou uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Destaques, Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!