Notícias

Memórias DDR4 têm padrão definido

Memórias DDR4

Há alguns meses nós noticiamos aqui que a Samsung estava testando memórias DDR4. Para que novas tecnologias de memória sejam colocadas à venda e cheguem ao consumidor final, é preciso primeiro estabelecer um padrão para ela. Com o padrão definido, qualquer empresa que queira desenvolver produtos em cima dessa tecnologia poderá fazê-lo sem prejudicar algum aspecto técnico, como performance, consumo elétrico, estabilidade e outros. Pois bem, a JEDEC Solid State Technology Association, órgão responsável por estudar e definir os padrões das memóriras DRAM, acabou de divulgar as especificações para o novo padrão DDR4.

E, como você pode imaginar, as principais melhorias são na questão a velocidade e do consumo elétrico. Para se ter uma ideia, o novo padrão DRAM DDR4 está duas vezes mais rápidos que o atual, DDR3. Enquanto os módulos atuais, usados na maioria dos PCs e notebooks do mundo, transferem dados a uma velocidade de 1,6 gigatransferências por segundo, o padrão DDR4 chegou a 3.2 gigatransferências por segundo. Tal melhora se deve a uma nova maneira que o chip tem de escrever e de ler dados, além de atualizar os dados nos chips com mais frequência. E por falar em frequência, os módulos de memória DDR4 começarão com uma frequência de 2133 MHz. Já no quesito consumo elétrico, o novo padrão necessita de apenas 1,2 volts para funcionar, diferente dos 1,5 volts do DDR3. Isso contribui para que os módulos esquentem menos.

Memórias DDR4

Quando começar a ser fabricado comercialmente, os novos módulos deverão equipar todos os tipos de equipamentos, desde servidores até dispositivos móveis, passando por PCs e notebooks. As memórias DDR4 poderão ajudar a popularizar a tecnologia nos dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, já que eles usam pouca memória – em comparação com os PCs – e priorizam componentes que gastem menos energia, por motivos óbvios. E se você acha que essa belezinha chegará custando o olho da cara, para nooooooossa alegria os preços caíram, devido à alta concorrência com dispositivos móveis. Assim, provavelmente, as memórias DDR4 cheguem custando o mesmo valor das atuais DDR3.

As grandes fabricantes de memórias, como Samsung, Micron e Nanya já estão finalizando todos os testes com o padrão, apressando o máximo possível seu lançamento. A Intel também está sendo bastante pressionada para começar a desenvolver chipsets que suportem a nova tecnologia. Se tudo correr bem, já no começo do ano que vem esse novo padrão seja lançado. Enquanto isso, eu vou me aguentando com os meus 2 GB de DDR2. Eu sou da resistência. Mas e você, o que achou desta notícia? Trocaria seu conjunto de memórias?

Com informações: PCWorld

Tags: Destaques, Hardware

Você também vai gostar

Leia também!