Notícias

Microsoft: Chegamos atrasados ao mercado de tablets

Foram necessários dois anos e cinco meses desde que Steve Jobs apresentou o primeiro iPad para que a Microsoft finalmente apresentasse o Surface e, juntamente com seu próprio tablet, Steve Ballmer reconhece que chegou muito atrasado nesta corrida.

Há pouco mais de um mês foram colocados à venda as primeiras unidades do Surface RT, o tablet da Microsoft com arquitetura ARM. Ele visa ganhar um lugar ao sol no já preenchido mercado de tablets, que conta com concorrentes de peso com o sistema Android, além do iPad, que é o líder absoluto neste segmento. Depois de uma semana disponível para compra, os primeiros dados pareciam apresentar um sucesso de vendas, mas o otimismo foi apaziguado quando o próprio Ballmer reconheceu – em entrevista ao jornal Francês leParisien, que foi apenas um início modesto.

steve-ballmer
Estou mais atrasado que Rubinho Barrichelo em dia de Fórmula 1

Para piorar, essa hesitação inicial afetou as ações da Microsoft, que continuam muito estáticas, sem as evoluções ascendentes notáveis vistas nos últimos anos entre os rivais Google e Apple. Problema esse que motivou os acionistas da Gigante de Redmond a pedirem explicações a Ballmer, o qual estava acompanhado por Bill Gates no momento em que argumentou estar trabalhando para aumentar as vendas de seus dispositivos e, portanto, os benefícios de seus acionistas. Quando questionado (ou acusado) se a Microsoft deveria ter reagido mais cedo ante o fenômeno dos tablets, especialmente o atraso significativo em relação à Apple, Ballmer não fugiu da pergunta:

Talvez devêssemos ter reagido antes, mas agora estamos inovando em tudo na união de software e hardware.

Após este ponto, o CEO da Microsoft buscou acalmar os ânimos falando sobre os bons números de vendas de licenças do Windows 8: 40 milhões em seu primeiro mês, um aumento gradual em comparação com os primeiros momentos, que apresentavam números abaixo do esperado. E caso esses números continuem no mesmo ritmo, deverão conseguir aplainar os ânimos dos acionistas da Microsoft, figurando como uma melhoria significativa sobre os números do Windows 7, que continua a ser a versão mais popular e de mais rápida adoção pelos usuários – conseguiu vender 60 milhões de licenças em seu primeiro trimestre. Também teve palavras para destacar os elogios recebidos pela Nokia e HTC pelos bons resultados com o sistema operacional Windows Phone.

De qualquer maneira, mesmo que a Microsoft tenha alcançado certo êxito com os seus mais recentes produtos, ainda tem muito trabalho para solucionar as falhas que permanecem, detalhes ou características que podem causar grande insatisfação ou desconfiança em seus usuários. Por exemplo, a grande decepção dos primeiros compradores do Surface RT ao perceberem que apenas 16 de seus 32 GB eram utilizáveis. Ou as confusões de usuários menos avançados sobre as diferentes versões do Windows, RT e 8. E você, já cogitou adquirir um dos novos produtos Microsoft: tablet Windows, Windows Phone e/ou Windows 8?

Tags: Gadgets, Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!