Notícias

Mega, sucessor do Megaupload, é lançado

Há exatamente um ano, uma ação do FBI contra o Megaupload terminou com o fim do site, que era responsável por 4% do tráfego da internet e fez com que milhares de arquivos espalhados na internet virassem meros links quebrados. E, mesmo enfrentando uma série de problemas com a Justiça, Kim Dotcom, fundador do Megaupload, não desistiu da ideia de ter um site para que as pessoas pudessem armazenar e compartilhar os seus arquivos.

Após meses de espera e muita divulgação por Kim Dotcom, o resultado disso entrou no ar há pouco. O Mega, agora acessível em mega.co.nz, chega prometendo ser maior, melhor e mais rápido que o Megaupload. É o que disse Kim Dotcom ao promover a novidade no Twitter.

Olá, Mega!
Olá, Mega!

Desde já, o Mega já começa com alguns atributos que merecem atenção. Um deles é que o serviço oferece, gratuitamente, 50 GB de espaço para você armazenar os arquivos que quiser. Para comparação, o Dropbox armazena 2 GB, o Google Drive, 5 GB e o SkyDrive, 7 GB.

Outro item de destaque é a criptografia dos arquivos armazenados no Mega. Você só consegue acessá-los com uma chave virtual que é gerada na sua máquina logo após você criar a sua conta, e que ninguém mais tem. Assim, nem o Mega é capaz de saber que tipo de conteúdo você guarda por lá. Mais do que uma medida de segurança, é algo que tira do serviço a responsabilidade sobre os arquivos enviados e, assim, deve fazer com que ele não se envolva em novos problemas judiciais.

 

Logo ao criar sua conta, ele já começa a proteger seus arquivos  de outras pessoas. E do FBI.
Logo ao criar sua conta, ele já começa a proteger seus arquivos de outras pessoas. E do FBI.

Porém, se você é usuário de um navegador que não seja o Chrome, o Mega traz uma notícia não muito boa: apenas o navegador do Google é capaz de usar todos os recursos do Mega, como o upload e download automático de arquivos. Mas, apesar do alerta, você pode usar o Mega em qualquer navegador.

É isso que o Mega mostra se você não usa o Google Chrome.
É isso que o Mega mostra se você não usa o Google Chrome.

A expectativa é que o Mega fique ainda melhor nos próximos tempos. Uma prova disso é que já está em testes uma forma de fazer com que o seu disco virtual do Mega apareça como uma unidade de disco no seu Windows, e ela deve ser lançada publicamente em breve. Outras melhorias previstas são ferramentas de sincronização para os sistemas operacionais mais usados, acesso aos seus arquivos pelo smartphone, uma suíte de aplicativos como o Office, entre outras.

Mas quem tentou usar o Mega nas suas primeiras horas não deve ter ficado muito satisfeito com o site. Muitos usuários reclamaram, por meio das redes sociais, que apenas entrar no site já era uma tarefa que demorava minutos e era capaz de torrar a paciência. Os números que geraram essa lentidão impressionam: segundo Kim Dotcom, o site registrou milhares de cadastros por minuto, chegando aos 100 mil usuários em menos de uma hora após o seu lançamento.

E você, pretende usar o Mega para armazenar os seus arquivos? Ou vai ficar com o pé atrás e um certo receio de que o site tenha o mesmo destino do Megaupload?

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!