Notícias

Estação Espacial é alvo de vírus

E você, ainda achava que essas pragas virtuais só infestavam computadores terrestres? Se enganou. Não foi a primeira vez que isso ocorreu na Estação Espacial Internacional (ISS*). As informações partiram da publicação norte-americana “Wired“. A infecção havia ocorrido em julho, mas a NASA só foi admitir ontem, terça-feira, 27 de agosto.

O vírus que conseguiu penetrar os escudos cibernéticos da NASA e da Estação Espacial, intitulado pelo site SpaceRef.com sendo o Gammima.AG, foi identificado pela primeira vez em agosto do ano passado, e tem as características básicas de um spyware – rouba informações da máquina infectada e joga os dados para um servidor remoto.

Segundo a porta-voz da agência espacial americana, Kelly Humphries: “Não é a primeira vez que identificamos esses códigos. Não é uma ocorrência rara, mas também não foi a primeira vez”. O Gammima.AG teria invadido laptops que são usados para consulta de e-mail e pesquisas de nutrição. No começo, a NASA teria subestimado o código malicioso por não se tratar de uma ameaça declarada.

Ainda segundo a porta-voz da NASA, quando questionada se o resto dos computadores da Estação Espacial permaneciam ligados à mesma rede dos computadores invadidos, ela falou: “Não sei e, mesmo se soubesse, não poderia falar porque questões de segurança”. Nada foi revelado quanto aos estragos do vírus e por enquanto, a NASA trabalha duro para descobrir como o vírus foi capaz de atravessar seus firewalls e atingir o espaço(!).

Analisando o fato com um pouco de sensacionalismo: se um spyware conseguiu atingir a Estação Espacial, o que impede de um vírus bem mais poderoso dominar (e destruir) a ISS? Isso lembra muito o filme “Vírus”, onde uma praga ‘alien‘ invade a estação espacial russa e remete o estrago à um navio de pesquisas na Terra.

*International Space Station

Fonte: G1 Tecnologia

Tags: Segurança

Você também vai gostar

Leia também!