Nolan Bushnell foi o principal destaque de ontem (30) na Campus Party. O pai dos videogames conversou com os campuseiros sobre os videogames antigamente e atualmente, principal área dele.
Bushnell foi o fundador da empresa Atari, a criadora do primeiro videogame — que inclusive está disponível na área Expo do evento –. A Atari foi fundada em 1972 e hoje passa por momentos tão difíceis que teve que declarar falência nos Estados Unidos.

Ele contou sobre como era difícil desenvolver jogos para a década de 70 e sobre como os jogos podem ajudar a ensinar crianças. Segundo ele, ensinar usando jogos pode ser até 10 vezes mais eficaz do que um professor em sala de aula.
Também contou sobre quando Steve Jobs trabalhava para a Atari. Nolan foi o único chefe de Jobs, que foi muito lembrado durante os discursos do criador do Atari. Ele até brincou com o falecido visionário da Apple:
“Steve Jobs me ofereceu um terço da Apple por 50 mil dólares e eu recusei.”
Segundo ele, para contratar alguém como funcionário, não era se apoiando no diploma do indivíduo, mas sim na sua capacidade, passatempos e amor, paixão pelo que quer fazer.
Ele deixou muitas lições morais para todos que assistiam sua palestra. Ele quis deixar claro que ser feliz trabalhando não é possível quando você não trabalha com o que gosta, mesmo sendo difícil subir cada degrau da escada para tal.
“A primeira coisa que você tem de lembrar é nunca, nunca desistir.”