Notícias

Brasil pode ter conexão de 200Mbps via rede elétrica

Algo normal em países como o Japão, Estados Unidos e em alguns da Europa, conexões de internet em altíssimas velocidades são praticamente impensáveis no Brasil… Por telefone. Se você achava muito uma conexão de 24Mbps por aqui, conheça a Internet via rede elétrica capaz de alcançar absurdos 200Mbps.

A multinacional japonesa Panasonic já está testando a tecnologia Power Line Communication (PLC) – “Comunicação via rede elétrica” – na cidade de Barreirinhas, no Maranhão, em parceria com a Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (APTEL). A Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, já colocou em consulta pública no país a proposta da tecnologia oferecia pela Panasonic.

A Panasonic Brasil já beneficiou três (sortudos) estabelecimentos em Barreirinhas que estão testando o equipamento: uma biblioteca pública, um restaurante e uma loja estão acessando a Internet pela rede elétrica através de um modem PLC a uma velocidade de 200Mbps. Outros testes devem ser feitos só no ano que vem, em Recife, no estado Pernambuco (duh!).

É bom lembrar que esse milagre tecnológico já estava em testes por outras empresas em outros Estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Mas testes públicos não haviam sidos realizados em uma escala considerável como a Panasonic está fazendo.

A idéia é transformar o PLC em um complemento para outras tecnologias de conexão à grande rede, como o Wireless, por exemplo, em áreas que não exista cobertura telefônica. No Brasil, cerca de 20 milhões de lares não tem telefonia fixa. Já energia elétrica, quase 99% das casas têm. Isso torna fácil (e barata) a disseminação da tecnologia.

Os modems que convertem o sinal da Internet para a rede elétrica são fabricados atualmente no Japão e na Malásia. Se a idéia colar aqui no Brasil, a Panasonic espera abrir uma fábrica desses aparelhos no país, já que somos uma das nações que mais acessa a Internet no mundo!

Modem PLC
Modem PLC

Quanto aos custos, com certeza, serão um tanto elevados no início, já que uma conexão ADSL de 24Mbps no Brasil custa mensalmente por volta de 200 reais. O bom da PLC é o fato de não exigir uma grande infra-estrutura e ter sua instalação rápida e fácil, o que pode baratear os preços. O problema mesmo é quando faltar energia. Além disso, os preços das conexões ADSL (por telefone) no Brasil, que são um dos mais altos do mundo, podem cair drasticamente se a tecnologia da Panasonic tiver uma boa aceitação por aqui, já que a concorrência falará mais alto.

Vamos esperar pra ver!

Fonte: G1 Tecnologia

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!