Depois de uma longa espera, o Google apresentou ontem, em uma evento para a imprensa realizado em São Paulo, o lançamento do Nexus 4, smartphone fabricado pela LG que carrega o Android puro como ele deveria ser. O preço sugerido para o aparelho é de R$1699, um valor que, embora seja muito maior do que os $299 cobrados no modelo americano com subsídio do Google, é bastante competitivo se comparado com os smartphones dessa faixa de preço. Além disso, o modelo comercializado no Brasil é o que conta com 16GB de capacidade, que é comercializado lá fora por $350 (novamente com subsídio) na Play Store. O smartphone terá produção nacional pela LG.

O Nexus 4 foi lançado nos Estados Unidos em Novembro de 2012 e atraiu muitos usuários por ser vendido pelo valor citado anteriormente: O Google resolveu vender o aparelho pelo menor preço possível e focar o lucro na venda de conteúdo na Play Store (livros, filmes e aplicativos, por exemplo) – a mesma estratégia usada pela Amazon com o Kindle Fire. Compõem o Smartphone um processador quad-core de 1.5GHz, 2GB de RAM e uma tela de 4.7 polegadas com resolução HD (720p). A câmera de 8MP do aparelho representa um avanço significativo em relação à versão anterior, o Galaxy Nexus, fabricado pela Samsung. O que torna o Nexus 4 (e os outros dispositivos da linha Nexus) especial é o fato dele rodar o Android puro, ou seja, receber atualizações diretamente do Google no momento em que estas são lançadas. Ele já sai da caixa com o Android 4.2 e tem versões 8GB e 16GB, embora só a última seja comercializada no Brasil – ao menos por enquanto.
As principais lojas do varejo já têm o Nexus 4 para venda pelo preço sugerido pelo Google. Em algumas delas, inclusive, o estoque do aparelho foi esgotado poucas horas após o lançamento, mas aos poucos já está sendo reposto. Sem dúvida ele representa um dos melhores custo x benefício de smartphone no Brasil atualmente, e é gratificante ver que o Google finalmente está voltando seus olhos para o território tupiniquim. Devemos esperar outros modelos da linha Nexus para os próximos meses? Vamos torcer.