Notícias

Os destaques da keynote do Google I/O

No início da tarde de hoje (15), o Google anunciou muitas novidades em seu keynote no Google I/O, evento para desenvolvedores que mostra diversas novidades dos seus produtos e um pouco de suas entranhas.

Um Samsung Galaxy S4 com gostinho de Nexus

Este é o Galaxy S4 com AOSP.
Este é o Galaxy S4 com AOSP.

Mais de 900 milhões de dispositivos Android foram ativados em 2013, e 48 bilhões de aplicativos foram baixados. Hugo Barra, Vice-Presidente de Android, anunciou um Galaxy S4 com um diferencial acima de tudo, que é o a essência de um Android puro (AOSP). Pra mim, um dos maiores destaques da conferência.

Leia mais: Samsung Galaxy S4 Google Edition é anunciado

Google Play, Tablets, Educação, Livros, Wallet e compras em geral

O Google viu que, para comprar em lojas na web usando seu smartphone, toda uma tarefa árdua é dada aos usuários para finalizar um processo de compra. São muitos dados a serem cedidos para que um pedido seja realmente feito. Nome, sobrenome, apelido, endereço, endereço de entrega, CEP, e-mail, telefone… Só de falar, já cansa.

Para esse tipo de entrada de dados, o Google lançou APIs para o Wallet que prometem facilitar o processo de compra numa loja. A API usa seus dados já cadastrados e exibe apenas uma confirmação de compra com estes dados para certificar-se de que tudo está certo a respeito do pagamento. Ao confirmar, o pedido está feito.

Em relação aos aplicativos comprados na Play Store, uma funcionalidade bacana: sincronização de notificações. Ao ter um app instalado em um smartphone e um tablete pertencentes ao mesmo usuário, notificações recebidas aparecem simultaneamente nos dois (ou mais) dispositivos. Tudo isso pode acontecer graças às melhorias feitas no Google Cloud Messaging. Nós já falamos sobre o GCM na última novidade anunciada do Chrome. A rapidez dos servidores do GCM (segundo o Google, latência de 30ms) e o novo suporte a conexões persistentes e envio de mensagens do aplicativo para o servidor permite que a sincronização aconteça quase instantaneamente.

Como nós sabemos, tablets Android não são muito populares graças à falta de aplicativos desenvolvidos para o tamanho de tela. Para isso, o Google separou uma parte na Play Store para tablets que conta com os aplicativos que já contam com suporte a telas maiores. Basta checar a seção “Pensado para tablets”.

E, para os estudantes, o Google Play for Education. É uma loja especial para aplicativos para estudantes e professores, especialmente desenvolvido para ensino. Os aplicativos, livros e vídeos do YouTube podem ser instalados em massa nos tablets dos alunos graças a esse recurso, que será lançado no quarto trimestre, ainda este ano.

Play Games: achievements e salvamento do progresso de um game!

Google Play Games.
Google Play Games.

O Google Play Games veio como uma resposta ao Game Center da Apple. A plataforma de jogos da gigante das buscas conta com recursos básicos e muito requisitados pelos usuários.

O serviço trará sincronização na nuvem, para que o progresso do jogo seja salvo automaticamente nos servidores do Google e sincronizado com outros dispositivos do mesmo usuário, permitindo que o usuário possa continuar sua trajetória exatamente de onde parou em outro dispositivo em que estiver logado.

A Rovio já estava trabalhando em algo similar para seus jogos, em forma de conta pessoal em seu site. Nela, teoricamente seria possível sincronizar o progresso do Angry Birds em outros dispositivos e continuar seu jogo.

Também será possível comparar seu placar e desempenho em relação a seus amigos, através do sistema de leaderboard, ganhar conquistas durante o gameplay (achievements) e jogar online com amigos – vale notar aqui que o Google foi demonstrar este recurso ao vivo e os tablets não conseguiram se conectar uns aos outros. Demonstração ao vivo tende a dar este problema. Veja o que acontecia em apresentações da Microsoft: alguma coisa sempre travava. Hoje o Google aprendeu sua lição. :P

Voltando ao assunto, o Google não se limitou somente ao Android. O Play Games services funcionará na web e também será compatível com iOS.

Play Music All Access: O Spotify do Google

Google Play Music All Access.
Google Play Music All Access.

Eles também querem brincar com streaming de músicas na web. O Play Music All Access é como o Spotify ou Rdio: permite ouvir músicas pela internet. O segredo do Google está em integrar suas músicas já enviadas/compradas para o serviço.

Para quem não sabe, o Play Music permite o envio de até 20 mil músicas da sua biblioteca para seus servidores e ouví-las pelo seu navegador ou smartphone através do aplicativo para Android.

Tudo isso por apenas $7,99 por mês para quem experimentar o serviço até junho. Quem comprar depois pagará $9,99 por mês. Mas não se empolgue muito, ainda não está disponível para o Brasil.

Chrome e novos formatos

O WebP é um novo formato do Google para imagens na web. O novo modelo permite maior qualidade de imagem e baixíssimo tamanho final. Além disso, permite a criação de imagens animadas, nos moldes do GIF. Testes feitos pelo Google mostram que uma imagem WebP consegue ter a mesma qualidade do JPEG e ter até 60% menos tamanho final.

Para vídeos, o VP9, codec que promete qualidade de H.264 com a metade do tamanho de um. Para páginas web com vídeos embarcados, uma melhoria no carregamento é iminente.

Para desenvolvedores

Os desenvolvedores ganharam uma IDE novinha para desenvolver para Android: o Android Studio. Semelhante ao Intellij, com ele é possível ver as alterações feitas em um app instantaneamente, assim como pode testá-lo em diversos tamanhos de tela.

Dentro da área administrativa da Play Store, os desenvolvedores agora podem recrutar beta-testers para seus aplicativos. Basta enviar um convite através do Google+. Eles poderão enviar comentários sobre o app com sigilo. Entre outras, será possível lançar um app em forma de ondas: apenas para alguns usuários primeiramente, para depois ir chegando aos poucos ao público.

Google+ e Hangouts

Novo Google+.
Novo Google+.

A mesma rede social e mais um redesign, desta vez baseado no Google Now e seus cards. Assim como o novo app da Play Store, o Google+ agora separa melhor o conteúdo em várias colunas. É possível continuar exibindo o conteúdo um abaixo do outro, em uma coluna, se o usuário não curtiu a mudança. Além disso, outras 40 novidades foram adicionadas à rede social, como um editor de fotos

Também foi lançado o aplicativo Hangouts para Chrome, Android e iOS. O novo app substituirá o Google Talk, o Messenger do Google+, o Voice e os Hangouts no app do Google+. Assim como o WhatsApp, é possível criar um grupo de amigos para conversa em um único lugar, compartilhar arquivos e tudo mais.

Novo app do Google Hangouts no Android.
Novo app do Google Hangouts no Android.

Para fotos, agora há 15 GB. São os mesmos 15 GB compartilhados com o Gmail e o Drive que falamos há alguns dias atrás. A rede social escolherá as melhores através de um algoritmo e as publicará. Fotos desfocadas ou iguais serão puladas automaticamente, facilitando a importação. Se uma foto de algo mais popular for enviada, o Google+ adicionará uma #hashtag relacionada ao assunto, automaticamente.

Google Maps, completamente novo

Este é o novo Google Maps.
Este é o novo Google Maps.

Basicamente, uma nova experiência. O Google Maps recebeu muitas mudanças no I/O. Começando pelo sumiço da barra na lateral esquerda. Agora o mapa ocupa a tela inteira da página, com elementos flutuantes na interface. Semelhante ao Foursquare, o Maps exibirá sugestões de lugar à medida que locais forem pesquisados. Ele também permitirá que o usuário filtre o tipo de conteúdo no mapa e aumentará a vista do Street View.

Novas APIs foram implementadas no serviço, melhorando o desempenho: Geofencing, Fusion Located Provider e identificação de atividade.

A primeira é responsável por fazer alguma ação ao entrar em uma área predeterminada. É mais ou menos no mesmo esquema de uma das Smart Actions da Motorola para seus Androids. Já a segunda usa todos os sensores do seu celular para ajudar na localização do aparelho, consumindo menos de 1% de bateria por hora. Incrível, visto que, para nos localizar usando GPS, é necessário sofrer um pouco aguardando a resposta do GPS enquanto a bateria vai ralo abaixo. Por fim, a terceira API usa o acelerômetro do celular para determinar se o usuário está em movimento a pé, em um carro, bicicleta e etc.

No Android, o app também ganhou mudanças no visual, com mapas em tela inteira, navegação melhorada entre lugares pesquisados e pontos de interesse nos arredores. Enquanto estiver fazendo um percurso, ele notificará (dependendo da cidade/país) se há algum imprevisto na via, como um acidente, e refaz o trajeto usando um desvio.

Se você quiser acesso ao novo Maps, precisará requisitar um convite nesta página.

Busca por voz no Google e mais cards no Now

Busca por voz no Google responde suas perguntas.
Busca por voz no Google responde suas perguntas.

Basta dizer “OK Google” e ele entenderá que você quer fazer uma pesquisa ditando as palavras. Assim como no Google Glass, onde você fala “OK Glass” e ele responde, a expressão ativará o reconhecimento de voz do sistema e pesquisará pelo que disser. Perguntas mais incrementadas, como “Encontre um restaurante próximo” serão entendidas e respondidas de acordo com o contexto.

O Google Now também ganhou novidades em forma de novos cards. Agora, é possível ser informado sobre trânsito, álbuns de música, jogos, vídeos e programas de TV. Nada disso ainda no Brasil.

Tags: Eventos, Google

Você também vai gostar

Leia também!