Em uma conferência realizada com transmissão ao vivo pela internet durante esta tarde em Redmond, na sede da Microsoft, a empresa anunciou oficialmente o sucessor do Xbox 360. Contrariando o que a maioria das pessoas pensava, o console não ganhou o (péssimo) nome de 720, mas sim Xbox One. Fazendo uma breve análise das várias características anunciadas, é possível concluir que o novo console está sendo desde o começo o que o 360 se tornou após centenas de atualizações de software: Uma excelente central multimídia que também funciona como videogame quando o usuário precisa. Como esperado, o novo modelo também apresenta maior integração com o Windows 8 e com o Windows Phone, fechando o ecossistema computador-sala-bolso da Microsoft.
Em termos de Hardware, o Xbox One não decepciona: Por dentro de seu não-tão-simpático visual quadradão, existe um processador de oito núcleos com arquitetura x86, 8GB de memória RAM, leitor de Blu-Ray, portas USB 3.0, WiFi 802.11n e um HD com capacidade de 500GB. Infelizmente, em virtude da nova arquitetura no processador, o One não tem retrocompatibilidade com os jogos do Xbox 360. O WiFi, dividido em três antenas diferentes, será utilizado tanto para a conectividade de rede quando para os controles e para a comunicação com outros dispositivos. Na ausência da necessidade das outras, podem ser usadas mais de uma antena para a conectividade de rede ganhar um reforço no sinal. Três sistemas operacionais diferentes serão utilizados para gerenciar todo esse poder de fogo.
O Kinect, sensor de movimentos que foi lançado como um acessório para o Xbox 360 em 2010, também foi atualizado. O novo modelo traz uma detecção de movimentos aprimorada, que promete captar mesmo os menores movimentos do jogador. Ele estará incluído como um acessório padrão do console, o que provavelmente incluirá suporte ao Kinect na maior parte dos jogos do novo Xbox. A detecção de voz também foi muito aprimorada e é possível controlar praticamente todo o console falando os comandos desejados. É provável que esse recurso não esteja disponível em português logo no lançamento do console.
Diferentemente da conferência da Sony, a da Microsoft revelou completamente o visual de seu novo brinquedo. A recepção não foi muito boa, porém. Não é pra menos: Apesar dele lembrar um pouco o Xbox 360 Slim, ele é consideravelmente mais quadrado e sóbrio, lembrando bastante um receptor de TV paga ou mesmo um videocassete com suas proporções reduzidas. O controle também ganhou um novo visual e melhorias bastante interessantes, como o Force Feedback nos gatilhos traseiros e um direcional digital mais separado, se aproximando do presente no PlayStation.
Infelizmente, pouco foi anunciado em relação ao que importa: Jogos. Com a ausência de retrocompatibilidade, o console precisa ter um bom catálogo em seu lançamento. De começo, foram anunciados, por parte da EA Games, FIFA 14, Madden 25, UFC e NBA Live 14. Por parte das outras desenvolvedoras, teremos Forza Motorsport 5 (será que também sai pro 360?) e um novo jogo de ação chamado Quantum Break. Mas o jogo que ganhou mais destaque durante a apresentação foi Call of Duty: Ghosts, que, apesar dos gráficos absurdamente realistas, pareceu só mais um jogo de tiro genérico, cujo trailer você confere abaixo. Esperamos que mesmo com todo esse foco em transformar o Xbox em um Media Center, a Microsoft não esqueça o que ele é em sua essência: Uma plataforma de jogos. O Xbox one tem previsão de lançamento até o fim do ano.
E aí, pelo que foi apresentado até agora, no que você apostaria suas fichas? No PlayStation 4 ou no Xbox One?