Demorou, mas aconteceu. A partir dessa semana, o Facebook estará liberando aos poucos uma novidade com a qual grande parte dos membros da rede social já estão familiarizados: Hashtags. O recurso, criado oficialmente no Twitter, trata-se de uma forma fácil de agrupar as informações que circulam sobre algum determinado assunto através de tags, que são caracterizadas por palavras com o símbolo # na frente.
A novidade já está presente no Feed de Notícias de vários usuários. Ao clicar em um hashtag, o usuário pode visualizar uma busca que mostra todas as postagens de seu feed que incluem a hashtag em questão. Também é possível procurar por hashtags através do campo de busca da rede social, mesmo que a palavra propriamente dita não apareça na linha do tempo.
Obviamente, as preferências de privacidade do usuário têm prioridade sobre as hashtags. Portanto, se você posta algum conteúdo com visibilidade restrita aos seus amigos, por exemplo, outras pessoas fora deste círculo não poderão visualizar seus posts em uma busca pela hashtag. O novo recurso também será válido para agrupar o conteúdo já postado anteriormente incluindo as tags, que alguns usuários acabavam postando por compartilhar o conteúdo do Twitter ou do Instagram com o Facebook. Ou simplesmente por não entender que a rede social até então não suportava o recurso.
Também é possível criar posts diretamente da linha do tempo de uma hashtag: Ao clicar ou buscar por alguma tag, é aberta uma janela que mostra tanto a citada busca com as últimas postagens que incluem a palavra quanto um campo para postar uma nova foto ou texto a ser incluído na busca.
É bastante provável que você já tenha recebido o recurso em sua conta e, caso não tenha, provavelmente deve receber nos últimos dias. Algumas pessoas foram contra a implantação das hashtags no Facebook e dizem que o conceito deveria permanecer restrito ao Twitter e ao Instagram. E você, #oqueachadisso?