Notícias

Padrão USB 3.1 é aprovado e promete taxas de até 10 Gbps

usb-3.0

Eu não consigo me lembrar de muitos padrões de tecnologia que se tornaram tão populares quanto o USB. O padrão USB (Universal Serial Bus), que teve seu desenvolvimento finalizado em 1995 e chegou ao mercado em 1997, é praticamente onipresente nos aparelhos eletrônicos. A praticidade, confiabilidade e velocidade de transferência fez com que muitos periféricos adotassem o padrão, tais como mouses e teclados, webcams, pendrives, discos rígidos externos e tantos outros dispositivos. Ao longo dos anos ele foi recebendo uma série de atualizações que aumentaram as velocidades de transferências. Atualmente ele se encontra na versão 3.0, que nós até chegamos a testar no review do HD externo Seagate Wireless Plus. E, sinceramente, foi uma delícia transferir muitos filmes de uma vez só numa velocidade impressionante.

Porém, o USB 3.0 Promoter Group, que é responsável por desenvolver as especificações dessa tecnologia, anunciou ontem que eles já finalizaram o sucessor dela, criativamente batizada de USB 3.1. Como principal avanço, eles prometem velocidades de transferência na casa dos 10 Gbps, que é exatamente o dobro da velocidade que dispomos atualmente com o USB 3.0 – 5 Gbps. Ele foi batizado de SuperSpeed USB 10 Gbps e, para atingir tais marcas impressionantes, não foram necessárias alterações no design da tecnologia. Isso significa que ele será retro-compatível, beneficiando também todos os dispositivos antigos, já que não será preciso trocar conectores e cabos. Claro, não espere esta absurda velocidade num pendrive de 10 anos atrás que usa o USB 2.0. Ele continuará usando a sua velocidade normal. O que permitiu esse grande salto de desempenho foi o uso de uma codificação de dados muito mais eficiente.

A publicação das especificações técnicas deste novo formato vai permitir que as fabricantes de processadores, tais como Intel e AMD, desenvolvam seus chips já pensando na próxima geração de computadores. Como você provavelmente deve saber, agora os processadores tomaram para si a tarefa de gerenciar as conexões USB, controlando a velocidade com que as informações trafegam. Depois que a Intel e AMD desenvolverem seus chips, as demais fabricantes de hardware trabalharão em cima desta nova demanda, liberando placas-mãe, por exemplo, com este novo padrão.

usb-3.0

Mas não se anime ainda, pois o USB 3.1 ainda demorará um pouco para ser efetivamente lançado. Os primeiros equipamentos dotados com esta nova tecnologia estão previstos para chegarem por aqui apenas no final do ano que vem. E, como sempre, há um preço bem salgado. Sua popularização demorará mais 1 ou 2 anos. É, levando em conta que o padrão USB 2.0 ainda é bastante usado, pode ser que demore mais do que isso para o USB 3.1 ser tão popular quanto seu irmão mais velho.

É interessante acompanhar a evolução dos padrões de tecnologia. O mercado, na maioria das vezes, está sempre em sincronia. À medida que os filmes estão cada vez maiores, com mais qualidades e mais detalhes, necessita-se não só de discos de armazenamento com mais espaço, mas também de barramentos mais rápidos! Passar mais de 2 GB de dados para um pendrive no padrão USB 2.0, por exemplo, é um martírio! O mesmo não se dá com o USB 3.0. Desta forma, além de podermos transferir mais dados em menos tempo, essa tecnologia poderá ampliar seus horizontes e ser usada em outros aparelhos, como telas de alta definição, que usam muitos bytes para exibir as imagens nítidas.

Além de poder ser usada para outros fins, o USB 3.1 já é concebido como um carrasco. Sim, carrasco, já que as outras tecnologias concorrentes não têm chance de ganhar espaço no mercado. Veja o caso do padrão Thunderbolt, criado pela Intel e abertamente apoiado pela Apple. Ele é como se fosse o Opera dos barramentos: é melhor, mas ninguém usa! Se você não sabe, o Thunderbolt, em sua segunda versão, já promete velocidades de transferência na casa dos 20 Gbps, ou seja, o dobro do recém-criado USB 3.1. Porém, questões jurídicas, técnicas e financeiras fazem deste padrão bastante complicado (e caro!) de ser implementado, abrindo ainda mais espaço para o USB.

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!