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Apple e Google ultrapassam Coca-Cola como marcas mais valiosas do mundo

Em ranking divulgado pela Interbrand, a Apple ultrapassou a Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo. A lista divulgada pela empresa – que analisa a importância das principais marcas do planeta – era dominada pela companhia dos refrigerantes desde sua criação, em 2000. Quem também deixou a Coca-Cola para trás foi a Google, segunda colocada no ranking, marcando o que pode ser um momento decisivo para as companhas de tecnologia.

Outros gigantes da tecnologia que já apareciam no Top 10 desde a lista do ano passado voltaram a figurar entre as principais marcas do planeta. IBM e Microsoft estão em quarto e quinto lugar, respectivamente; a Samsung (talvez a principal concorrente da Apple atualmente), está em oitavo, logo a frente da Intel. Quem também deu um grande salto no raking foi o Facebook, que passou da posição 69 para a 52.

interbrand

O relatório usa uma combinação de vários fatores para chegar ao valor potencial da marca, como desempenho financeiro, fidelização de clientes, e o papel que cada marca desempenha na decisão de compra do consumidor. De acordo com os cálculos, a marca Apple vale U$98,3 bilhões (cerca de R$218 bilhões, na cotação atual); o Google não fica muito atrás, valendo U$93,3 bilhões (R$207 bilhões); e a Coca-Cola, U$79,2 bilhões (R$175 bilhões).

No caso da Coca-Cola, a marca tem uma presença de marketing tão poderosa que não é raro vermos suas campanhas figurarem como exemplos de publicidades bem realizadas. A empresa possui até sua própria marca de roupas, a Coke Clothing. Mesmo assim, esta lista prova que a tecnologia está cada vez mais impregnada na vida das pessoas, ultrapassando o limite da utilidade para fazer parte da nossa própria cultura. E, ainda, afirma a posição da maçã de Cook e cia. como o principal sonho de consumo de muita gente.

Antes de terminar, o Guia quer saber: o que faz uma marca ser importante pra você? Responde aí nos comentários e confira o ranking completo aqui.

via New York Times.

 

Tags: Apple, Google

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