O serviço de busca de torrents isoHunt sofreu um duro golpe nesta semana. O site travava uma longa batalha judicial contra a Motion Picture Association of America (MPAA), entidade sem fins lucrativos que representa os grandes estúdios de cinema dos Estados Unidos. O resultado da ação foi uma multa milionária ao isoHunt: 110 milhões de dólares (quase R$240 milhões). E, por isso, ele será fechado em uma semana.
O site foi criado em Janeiro de 2003 pelo canadense Gary Gunf, que na época cursava engenharia. Em 2006, atingiu a marca de 7,4 milhões de visitantes únicos, tornando-se um dos serviços de busca de torrents mais famoso do mundo. No mesmo ano, a MPAA entrou com o processo alegando que o isoHunt e outros 3 sites (TorrentBox, TorrentSpy, ed2k-it) facilitavam a violação de direitos autorais. A batalha judicial durou sete anos, terminando nesta semana com o acordo de $110 milhões. Sem dinheiro para pagar a multa, Gary terá sete dias para encerrar o isoHunt e seus outros sites, TorrenTBox e Podtropolis.
Ao TorrentFreak, Gary disse que “lutou bem e permaneceu fiel”, e que os 10 anos de operação do site foram “uma longa jornada em termos de negócio, e algo eterno para uma startup de Internet”. Ainda segundo o TorrentFreak, Chris Dodd, chefe da MPAA, disse que o acordo “irá salvar e preservar milhares de trabalhadores e negócios da indústria criativa”. Até o momento desta postagem, ainda era possível acessar o isoHunt.
Processos da indústria fonográfica e audiovisual contra sites que indexam arquivos de BitTorrent são recorrentes. O mais famoso a enfrentar a ira dos que defendem o direito autoral na internet é o PirateBay, que até promoveu seu próprio documentário para contar sua história – e suas batalhas.
via TorrentFreak.