O polêmico “Vista da Rua” ou “Street View” do Google Maps

12 Comentários

Se você utiliza ou está por dentro dos serviços da Google, especialmente o Google Maps, deve conhecer o recurso Vista da Rua, que permite que usuários visualizem em detalhes o que está por volta, como se você estivesse andando de carro pela região. O recurso é ótimo, mas por enquanto está disponível apenas em vias dos Estados Unidos e tem previsão para chegar na Europa neste ano.

Não, não é um parque de diversões: é a sede do Google, em Mountain View!

Não, não é um parque de diversões: é a sede do Google, em Mountain View!

E como o Google consegue obter essas imagens? Obviamente não é por satélite (O RLY?): carros com câmeras adaptadas instaladas nos tetos se encarregam de fazer o trabalho. Enquanto o carro roda pelas ruas, a câmera tira as fotos.

Se estiver fazendo algo de errado nas ruas e ver um carro como esse, cuidado.

Se estiver fazendo algo de errado nas ruas e ver um carro como esse, cuidado.

Tá, ok. E o que eu tenho a ver com isso? E o “kiko”? O problema é tirar fotos livremente pelas ruas, sem permissão dos fotografados (afinal, seria impossível pedir permissão para cada um que passa na rua), e por vezes flagrando episódios até engraçados: imagine você sendo flagrado saindo de um clube de striptease pelo Google? Foi isso que aconteceu em março deste ano. Em março, o departamento de defesa dos Estados Unidos inclusive proibiu o Google de oferecer imagens detalhadas de bases militares.

Recentemente, o fotógrafo Ian Georgeson, do jornal Edinbugh Evening News foi ameaçado pelos profissionais do Google, enquanto tirava fotos do trabalho deles pela cidade. O motivo? Medo de represálias da população ao ter o rosto conhecido. 

Bola com o logotipo do Google mostra a alta definição do serviço

Bola com o logotipo do Google mostra a alta definição do serviço

O Google já está testando um recurso de embaçamento de rostos de pessoas, que impede que as pessoas possam ser identificadas nas ruas. Certamente o Street View trará bons problemas para a Google e, claro, a União Européia não se simpatizou com o recurso (como se fosse novidade eles implicarem com alguma coisa).

Fonte: Folha Online, Google Discovery e G1 Tecnologia.

sobre o autor
""
  • http://www.suidesign.com.br Camila

    Só uma correção.
    A vista da rua esta disponível em algumas cidades européias, como Paris, e também no japão, pelo que eu já vi.
    Acho que podem ter outros lugares também.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • Herculles

    É um excelente recurso esse Street View do Google Maps! E o, e o “kiko”?, foi ótimo também! kkkkkkkkkkkk… Mas realmente ser flagrado por aí e todos te verem a bel querer e em toda parte é um pouco preocupante! Nunca se sabe que tipo de pessoa pode estar vendo e qual a finalidade dela! No entanto, não deixa de ser interessante…

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    No Brasil é ilegal e o ministério público já está de saco cheio do Google.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://dann.blog.br Daniel

    Acho que essa notícia nova já está desatualizada. O Google Street View já está disponível em diversos países da Europa, Austrália, Japão e em diversas cidades dos Estados Unidos.
    O recurso de ofuscar as faces também já é utilizado no Japão.

    Usando Google Chrome 0.2.149.30 Google Chrome 0.2.149.30 em Windows XP Windows XP
  • Ultimate The One

    Google tem muitas idéias e serviços inovadoras, revolucionárias e originais. Mas a obssessão que eles possuem em invadir privacidade alheia é alarmante tmb. Isso dá até o que pensar em termos de teorias conspiratórias. Pra tamanha obssessão em invadir a privacidade das pessoas, estariam eles recebendo alguma verdinha por baixo de alguma empresa megalomaníaca ou até do próprio governo?

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Adao

    Aqui vão roubar os carros ligeirinho! kakakakaka

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • Ulissis

    medo O.O

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://www.deskmodpt.org Nuno

    Muito cuidado ao falar da Europa. Nós não implicamos com nada, apenas queremos ter países decentes.

    Usando Firefox 2.0.0.16 Firefox 2.0.0.16 em Windows Vista Windows Vista
  • http://a Luis

    Uiuiuiui….. europeu…. sai do dominio .br vai pro .pt e não enche!

    Usando Firefox 3.0.2 Firefox 3.0.2 em Windows Vista Windows Vista
  • http://xandelima.blogspot.com/ Alexandre

    Bem, primeiramente gostaria de parabenizar o post pois fiquei curioso sobre a forma que eles fizeram essas fotos, o beatle aí respondeu.

    Em segundo lugar gostaria de pedir desculpa ao companheiro, lusitano (provavelmente), pelos modos do meu conterrâneo, não entenda essa postura como a regra.

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows Vista Windows Vista
  • Antonio Souza

    Até parece que a Google vai ser a principal comprometedora de atos inlicitos no Brasil, Europa, EUA e sabe se lá onde mais…
    Celular está arrebentando em lugares que a Google ainda nem sonha entrar.
    Daí sim indiretamente ela “invade” nossas casas pelo Orkut, Youtube, Picasa…
    Mas, a culpa não é e seria injusto jogar a culpa em uma empresa?!?!?!
    Nós mesmos fazemos isto diaramente e aidna achamos graça. Agora quando tem uma empresa envolvida …. Ahhahahahahah …. Eu sei o que ser humanos pensam em geral… È pedir indenização e pronto…. E decência só cabe quando convêm em querer aparecer para o mundo, pois no fundo aqui e em qualquer lugar e não todos é claro querem mais que o próximo se ****. Desculpe se fui franco, mas não suporto segurar a verdade…

    Usando Opera 10.10 Opera 10.10 em GNU/Linux GNU/Linux
  • lenium

    Google Street View, é apenas uma pequena demonstraçao da tecnologia disponivel para a população usuaria de PC, se falarmos em mainframe, de supercomputadores, poderia entender os nobres leitores, que a tecnologia de ponta, ja conta com satelites que mostram em tempo real, e em movimento (não em fotos ja ultrapassadas ) os locais, carros e pessoas em movimento, ja em uso pelos militares. Mostram as placas dos veiculos em tempo real, obtida por satelites (acredito que nao havendo nuvens), tudo AO VIVO. Oculos e maquinas fotograficas que tem visão noturna ja estao ao alcance de muitos. Nas residencias, lojas, ruas, caixas eletronicos, e tambem em oculos dos militares, ja possuem cameras super modernas, que tiram a privacidade de qq um. Se importar com Street View, é infantibilidade, e nao estar preparado para um mundo moderno, e ter medo , culpa, ou tentar se isolar, numa epoca de globlizaçao

    Usando Firefox 3.6.24 Firefox 3.6.24 em Windows XP Windows XP