O Dia das Crianças vem aí. E, junto com as promoções para chamar a atenção dos compradores na internet, estão os golpes virtuais. Sim, eles aumentam nos períodos próximos de datas comemorativas, quando as possíveis vítimas podem estar ansiosas ou atrasadas para comprar algo, o que as torna um alvo perfeito.
Para evitar dor de cabeça, siga as dicas do especialista em segurança digital e consultor técnico da CertiSign, Márcio D’avila.
• Vai usar o Pix?
Nesta modalidade, o pagamento acontece por meio de um QR Code de forma instantânea. “É importante ter um antivírus no celular e, ao scanear o código, verificar atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor antes de efetivar a operação. Também é imprescindível, observar se o site para qual você foi direcionado está protegido pela criptografia de dados de um Certificado SSL emitido, de fato, para a empresa em questão”.
Segundo D’avila a maioria dos golpes pode ser identificada observando as informações da transação. Ele explica que é possível identificar um site seguro pela presença de um cadeado na barra do navegador, a letra S no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. Ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações. “Se a loja for abc.com.br e o SSL tiver sido emitido para cba.com.br, é provável que o site seja falso e, ao continuar a operação, seus dados poderão ser roubados”.
• Cuidado para não ser pescado!
Nas altas temporadas de compras, os ataques de phishing são ainda mais recorrentes. A isca? Promoções fabulosas que são enviadas por e-mail e mensagens, e ao clicar no link, seus dados podem ser roubados. “Recebeu uma promoção? Não se deixe enganar pela aparência. Muitos criminosos fazem cópias de e-mails e sites idênticas a de lojas consagradas. Verifique o remetente, se há erros de digitação… Se tudo parecer ok, ao clicar no link, antes de preencher formulários ou efetivar a compra, veja se o site é seguro”.
Aqui valem as mesmas dicas do item anterior: verifique se há um cadeado no navegador e um selo de segurança. Clique e confira as informações.
• Selfie no aplicativo
Escolheu o presente e chegou a hora de se identificar para concluir a compra? Observe se há a opção de utilizar a biometria facial no lugar do login e senha, porque dificulta o roubo de dados. “A biometria identifica por meio dos traços do rosto, e cada rosto é único”, afirma.