Chocados com o recém-divulgado processador de 80 núcleos, um protótipo bizarro da Intel, o site Fudzilla foi atrás, descobriu suas espeficações e postou algumas fotos que demonstram o tamanho (e o poder) do brinquedo.

Em exposição numa feira de tecnologia em Dubai, o super-processador, antes de tudo, não tem nada a ver com o Larrabee – projeto da Intel que combina GPUs com CPUs num mesmo pedaço de silício. Segundo o engenheiro que apresentava o protótipo, o CPU de 80 núcleos é um processador do futuro (jura?), capaz de processar 1 Teraflop, comendo 78.35W a uma velocidade de 3.13GHz por núcleo (veja a foto abaixo). Para se ter uma idéia da força do monstro, são quase 250GHz de puro processamento, somando suas oito dezenas de núcleos.

O protótipo ainda é capaz de se auto-reprogramar: caso você não esteja usando 100% de sua capacidade, ele pode desligar boa parte de seus núcleos e cair para a velocidade de míseros 780MHz, com um desempenho de 0.01Teraflops, usando apenas 6.45W para calcular matrizes 4×4, por exemplo (veja a foto abaixo).

O engenheiro da Intel também confirmou que a mega-cpu provavelmente apareça nas lojas daqui a cinco ou sete anos, sendo que o projeto apresentado foi feito com litografia de 65nm, e até lá, litografias de 10-20nm sejam comuns. Parece loucura, mas, pelo que parece, é essa a direção que a Intel estará rumando daqui a alguns anos, quando processadores multi-cores tiverem bem mais popularidade do que têm hoje. Insanidade ou tecnologia? Você decide.
O maior desafio, quem sabe, é convencer os programadores a desenvolver algo que utilize 80 núcleos <medo>. Vamos esperar pra ver.