Notícias

Mulheres em Telecom: Ericsson dá importantes passos para aumentar a presença feminina na indústria

No dia 25 de abril de 2024, o mundo comemora o International Girls in ICT Day, um dia dedicado a impulsionar a inclusão e o empoderamento das mulheres no setor de tecnologia. Reconhecendo a grande importância de ampliar a participação feminina na indústria, a Ericsson, como líder global em tecnologia de comunicação, reafirma seu compromisso com a causa e define meta para aumentar a representação feminina em todos os níveis da companhia.

Nesse sentido, a Ericsson apresenta iniciativas concretas que fortalecem o papel das mulheres no desenvolvimento das telecomunicações. Ao criar um ambiente inclusivo e acessível, a empresa está moldando um futuro em que todos tenham igualdade de oportunidades. De acordo com o relatório Women in Tech, as mulheres ocupam apenas 30% dos cargos na indústria tecnológica globalmente, sendo que o Brasil está abaixo dessa média, com apenas 25% de representação feminina. Escassez de oportunidades e falta de reconhecimento são citados como principais motivos para essa disparidade.

Para combater essa realidade, a Ericsson está implementando políticas de recrutamento e inclusão com o objetivo de alcançar uma representação feminina de pelo menos 30% em todos os níveis hierárquicos até 2030. A empresa estabeleceu a meta de que 23% das posições de liderança sejam ocupadas por mulheres até dezembro de 2024. Em março deste ano, a empresa já alcançou 25,9% de funcionárias em posições de liderança e 18,3% em posições de desenvolvimento tecnológico e pesquisa.

Além disso, esforços estão sendo feitos para entender e resolver as disparidades salariais entre homens e mulheres. No Brasil, a Ericsson lançou o programa de mentoria feminina “WE Mentoring Program”, que conecta mulheres em todos os níveis de suas carreiras com mentoras experientes, oferecendo orientação no planejamento e desenvolvimento profissional, alinhado às suas vidas pessoais.

Como resultado dessas iniciativas, a empresa já conta com mulheres ocupando posições de destaque em liderança, pesquisa e desenvolvimento, além de atrair novos talentos como estagiárias e trainees. Essas profissionais estão ganhando cada vez mais espaço na empresa, com expectativa de aumento de participação como resultado dos programas desenvolvidos pela companhia.

Andréa Faustino, vice-presidente de Serviços Digitais da Ericsson para o Cone Sul da América Latina

Andréa Faustino está na Ericsson há 28 anos e, há dois anos, ocupa a posição de vice-presidente de Serviços Digitais da Ericsson para o Cone Sul da América Latina. Taciana Souza está na companhia há 20 anos e já atuou em diversas posições de liderança. Atualmente, é diretora de Operações da Ericsson e Head do pilar de diversidade Woman@Ericsson. Entre outras profissionais da companhia, essas executivas compartilham suas experiências -tanto na empresa quanto no mercado de telecomunicações- com o objetivo de empoderar cada vez mais mulheres.

Você também vai gostar

Leia também!