Notícias

Indra renova certificação ISO 37001 e fortalece seu compromisso de combate ao suborno no Brasil

A Indra, empresa global ligada aos mercados de defesa, aeroespacial e tecnologias digitais avançadas, obteve a renovação de sua certificação ISO 37001 – Sistemas de Gestão Antissuborno (SGAS), pelo quinto ano consecutivo. O reconhecimento se estende às quatro filiais da companhia no Brasil, incluindo a Minsait, especializada em transformação digital e Tecnologia da Informação.

Desde 2020, a Indra tem renovado anualmente a certificação, dando prova da consistência e da robustez de seu modelo de compliance desenvolvido e aplicado no Brasil. O ISO 37001 não só valida, como também reconhece a qualidade e a transparência do sistema implantado pela empresa no país, com o intuito de evitar e erradicar comportamentos ilegais, antiéticos e associados a práticas de suborno e corrupção.

A certificação ligada aos SGAS integra o Modelo Global de Compliance da Indra, por meio de seu Modelo de Prevenção de Riscos Penais, aplicado em todos os países onde a companhia atua, a fim de promover uma cultura de conformidade nos negócios, além de coibir quaisquer atividades que violem a legalidade ou as normas de conduta estabelecidas internamente pela companhia. A Unidade de Compliance é a responsável pela implementação e execução global desse Modelo e reporta à Comissão de Auditoria e Compliance (CAC) do Conselho de Administração da Indra – o mais alto órgão de supervisão da efetividade do Modelo.

A manutenção da certificação ISO 37001 foi concedida após a conclusão de um rigoroso processo de auditoria, realizado pela QMS Certification Services, órgão de certificação norte-americano com presença global, que atesta o trabalho das lideranças locais responsáveis pelos Sistemas de Gestão Antissuborno, com suporte direto da Unidade de Compliance global da Indra. O resultado da auditoria mostrou que o Modelo de Compliance da empresa é adequado e eficaz, uma vez que condiz com os padrões exigidos.

O relatório produzido pela auditoria destaca ainda outros pontos positivos, como: as premissas estabelecidas para a realização das Due Diligences sobre os clientes da companhia; o nível de maturidade e conscientização dos colaboradores quanto às regras de compliance; os fluxos de aprovação adotados nos sistemas de operação interna; e as comunicações internas produzidas por outras áreas da empresa, com temas relacionados ao compliance, incluindo políticas e normas de conduta.

A recertificação do ISO 37001 no Brasil contribui para alinhar os objetivos de qualidade e transparência da empresa aos seus objetivos comerciais. Afinal, ao submeter seu sistema de gestão à avalição de um órgão certificador, a Indra reforça a confiança que mantém junto aos seus públicos de interesse, além de se beneficiar do impacto positivo que a certificação traz às suas métricas de sustentabilidade, seja local ou mesmo globalmente.

Compromisso com as políticas de boa governança

A manutenção da certificação ISO 37001 é mais um dos reconhecimentos obtidos pela Indra por suas boas práticas de compliance. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa sustenta o posto de líder global em sustentabilidade no setor tecnológico, de acordo com o Dow Jones Sustainability Index (DJSI World).

Além disso, a empresa encabeça o ranking mundial de sustentabilidade, de acordo com a edição de 2024 do relatório “The Sustainability Yearbook”, da S&P Global, no qual atingiu a melhor pontuação do setor de Serviços de TI, com 87 pontos em 100, o que a coloca no “Top 1%” das empresas mais sustentáveis do mundo.

Em sua sede global, na Espanha, a Indra também possui o certificado de Compliance Penal, concedido pela AENOR, de acordo com a norma UNE 19601 – Sistemas de Gestão de Compliance Penal. Obtido pela primeira vez em 2018, o reconhecimento atesta que a empresa cumpre as melhores práticas em sistemas de gerenciamento para prevenir riscos penais, promovendo uma cultura comercial ética e em conformidade com a lei, ajudando a construir confiança e fomentar as melhores práticas globais.

Por ser uma empresa multinacional de grande porte, a Indra constantemente atualiza e reforça seu sistema de gestão de riscos, por meio do seu Modelo de Compliance Global. Em abril 2023, a companhia atualizou o seu Código de Ética e de Compliance Legal, bem como seus Manuais de Prevenção de Riscos Penais e de Direito à Concorrência, na Espanha e nas demais filiais internacionais. Destaca-se também a publicação da Política Global de Anticorrupção da empresa, em julho de 2023, reforçando a norma de conduta prevista pelo Código de Ética e de Compliance Legal que faz referência ao “repúdio à corrupção e ao suborno”.

A Indra também promove ativamente o conhecimento e o respeito à legalidade e aos regulamentos internos entre os seus profissionais, a fim de erradicar quaisquer comportamentos antiéticos ou irregulares, por meio de treinamentos periódicos, ministrados anualmente por sua Unidade de Compliance.

A empresa também oferece um canal de denúncias, batizado de Canal Direto, que além de servir para alertar as instâncias competentes sobre eventuais comportamentos ilegais, irregularidades ou infrações detectadas, também coloca à disposição de colaboradores e terceiros uma ferramenta de esclarecimento de dúvidas sobre a interpretação e aplicação do Código, bem como sobre seus regulamentes de implementação.

Você também vai gostar

Leia também!