Como uma tentativa de se recuperar de uma crise que quase a levou à falência, a AMD trouxe ontem dois novos processadores para sua tradicional linha Athlon, com os nomes de Athlon X2 7550 e 7750 Black Edition, e frequências de 2,5Ghz e 2,7Ghz, respectivamente, eles utilizam o socket AM2+ , tecnologia que garante uma melhor performance, porém com suporte à memórias DDR2 mantido, em oposição ao socket AM3, que só permite processadores com controladores de memória DDR3.
Um dos pontos chaves do modelos é a tecnologia AMD Balanced Smart Cache, que otimiza o cache do processador para lidar melhor com a ordem de threads recebidas. principalmente em aplicações multimídia, como jogos e editores de vídeo. Eles contam com 512 KB de cache L2 e 1 MB de cache L3, os processadores estão previstos para aparecer aqui no Brasil lá pelo primeiro trimestre de 2009. A AMD traz os processadores como uma resposta à uma das linhas de sua concorrente, a Intel, que mais vende atualmente: os Core 2 Duo E7300 e E7400. Infelizmente, os processadores não fazem jus à sua posição dentro dos quadros da AMD, ambos, consomem mais e tem desempenho pior que os atuais processadores entry-level da Intel: Os Pentium Dual-Core E5200 e E5400.
Aparentemente a única ameaça para a Intel são os preços, já que o Athlon 7750 Black Edition, livre para overclock, será vendido por 79 dólares, e a versão 7550 por 70 dólares, infelizmente estamos no Brasil, e sabemos como são os impostos: Preços lá em cima, e a estratégia de marketing da AMD furada.
Fonte: Exame Informática