Como esperado, o KDE 4.0 foi lançado no dia prometido (e o projeto KDE não atrasou novamente o lançamento, como fez das outras vezes). Vale lembrar que esta versão ainda pode não ter todas as funcionalidades, já que o padrão do projeto KDE é lançar a primeira versão da série (x.0.0) com várias melhorias, depois implementar várias funcionalidades (0.x.0) e corrigir falhas de segurança (0.0.x).
No momento, ainda não estão disponíveis traduções do ambiente gráfico para o português do Brasil, nem para o português europeu.
Está versão final corrige bugs da última versão RC e, em comparação com o KDE 3.x, traz novidades na questão das bibliotecas, que ficaram mais estáveis e trouxeram melhorias em todas as áreas; no desktop, com o desktop Plasma, que oferece novos recursos, como os widgets. As aplicações do KDE também sofreram várias mudanças, algumas até drásticas, trocando o Konqueror pelo Dolphin como gerenciador de arquivos. O Konqueror foi atualizado e agora suporta novos padrões do CSS3. Outra mudança são os ícones padrões, que passam a ser do Oxygen. Os jogos do KDE, até mesmo os simples, como o KMines e KPat foram atualizados, diferente de Campo Minado e Paciência do Windows, respectivamente, que entre o Windows 3.11 for Workgroups e Windows XP, não mudaram.
Mais informações de download dos pacotes e código fonte podem ser encontrados na página de anúncio oficial do projeto KDE.