Notícias

Lançamento do KDE 4.2

Hoje, dia 27 de janeiro de 2009, conforme previsto no deadline do projeto, o ambiente KDE teve sua versão 4.2 lançada oficialmente para o usuário final. Trata-se de um grande avanço em relação as anteriores, dada a estabilidade atingida pelo ambiente, que, como alguns devem se lembrar, estava sofrível.

Respire!
Respire!

Com esta versão, os desenvolvedores esperam atingir um número maior de adeptos. Isso porque, quando foi lançada a nova versão 4, muitas distros ainda mantinham a 3.5 como padrão, justamente por conta dos inúmeros bugs que cercavam o ambiente. Até mesmo os desenvolvedores desaconselhavam sua adoção ainda na versão 4.0.

Com a 4.1, o K Desktop Environment amadureceu bastante. O número de problemas caiu sensivelmente e muitas distribuições passaram a oferecer a opção de instalação da nova versão. Um passo importantíssimo para o avanço do ambiente se deu quando o Kubuntu, variante do Linux mais famoso da atualidade resolveu adotá-lo por padrão no Intrepid Ibex, ou 8.10.

Agora, o 4.2 promete um sistema ainda mais rápido, estável e contagiante, posto que seu visual está, à primeira vista, matador. Além disso, os efeitos da área de trabalho estão presentes sem o Compiz, e são facilmente ativados através das preferências do sistema. Isso quando não forem ligados automaticamente. Para aqueles que não gostaram da maneira como o KDE trata a área de trabalho, a maior novidade ficará com a volta do esquema tradicional de ícones no desktop.

Área de trabalho do KDE 4.2
Área de trabalho do KDE 4.2

Eu testei esta mesma versão, porém em estágio Beta, há um tempo. Estava extremamente instável, frequentemente dava problemas, como slowdowns, queda de aplicativos e, pasmem, queda do X, coisa não muito comum de ser ver nos dias de hoje. Eu espero que estes inconvenientes tenham sido corrigidos, pois gostei muito do visual. Fora que o Dolphin, gerenciador de arquivos padrão do KDE 4, é uma mão na roda para manipular arquivos.

Maiores informações sobre o lançamento, como instruções para instalação, detalhes das melhorias e uma série imagens e vídeos podem ser encontradas no site oficial do projeto. Abaixo, um pequeno vídeo para aguçar a vontade dos usuários.

Tags: Linux, Software

Você também vai gostar

Leia também!