Séries

Série Hardware para Iniciantes Parte 3: Coolers

Dando continuidade à nossa série Hardware para Iniciantes, hoje vamos falar sobre os Coolers. No capítulo passado, abordamos o funcionamento do processador e vimos que ele é o responsável por executar todas as tarefas na nossa máquina. Isso exige o processamento de bilhões de cálculos e instruções, o que rende ao nosso componente o título de mais complexo e esquentadinho de todos. Se um processador for ligado sem nenhum meio de dissipação de calor, ele queimará antes que você possa dizer: Ops!

Introdução

Quando você faz algum exercício físico, seu corpo esquenta e você começa a suar. O suor evapora e o seu corpo resfria. Você já deve ter sentido aquela sensação refrescante do vento batendo em sua pele suada, não é mesmo? A transpiração é um mecanismo natural do corpo humano para abaixar nossa temperatura. Mas o que isso tem a ver com o assunto deste post? Paciência gafanhoto, vamos te explicar tudo depois dessa aula de biologia.

No mundo da tecnologia, com o advento de equipamentos mais rápidos e mais potentes, o trabalho realizado por eles também aumentou. Uma consequência disso é que eles começaram a esquentar mais e mais, e ao contrário dos humanos, os processadores não suam. E como eles esfriam então? Coolers.  São aparelhos que ficam em cima do processador, especialmente feitos para dissipar todo o calor gerado por ele e jogar para o ambiente externo.

Os coolers mais comuns são do tipo Air cooler. Eles são formados por um conjunto de placa metálica, feita com um material condutor de calor. Geralmente, é o alumínio, mas os modelos mais caros usam o cobre na base e alumínios nas aletas – o restante do cooler. O outro componente é um “ventilador” chamado de vetoinha, que joga o calor emitido pelo processador para cima, de forma que saia do seu gabinete para o ambiente externo. Falaremos mais disso adiante.

Este é o cooler padrão da Intel. A maior bosta que ela já fez!

Onde os coolers são usados?

Os coolers para desktops domésticos são usados especialmente em certos componentes que esquentam muito:

  • Fonte de alimentação
  • Processador
  • Placa de vídeo dedicada
  • Alguns modelos de chipsets

Isso, é claro, em computadores domésticos. Os grandes servidores usam ar condicionado e resfriamento por água que fazem as salas onde esses computadores estão ficarem geladas o suficiente para você entrar de casaco. Eles realmente esquentam muito e precisam de resfriamento industrial, como no caso de grandes servidores de nuvem. Um bom exemplo é a Google, que em um de seus data centers, localizado na Finlândia, um país frio por natureza, usa a água gelada do mar para resfriar seus servidores.

Tipos de cooler

  • Air-Cooler:  O cooler mais comum de computadores desktops e notebooks. Consiste em duas partes essenciais: uma placa de liga metálica que absorve o calor e envia para uma ventoinha (ventilador) que envia o calor para cima. Não podemos esquecer, também, da pasta térmica, que é usada entre o processador e a base do cooler. Por mais polida que seja a base do cooler, sempre sobrarão minúsculos espaços vazios, onde não haverá contato da base metálica no processador. Assim, a pasta térmica preenche esse vazio, otimizando a dissipação de calor. Essa pasta geralmente é aplicada acima do processador. Mas deve ser usada em pequenas quantidades.
  • Water cooler: O cooler de água. Funciona de forma semelhante a um radiador, existente nos automóveis. Existe uma peça que bombeia água (e outras substâncias) para os componentes internos do PC. A água esquenta e é drenada para fora do gabinete e um outro tubo joga água fria. A água quente volta pro radiador até esfriar e depois é bombeada novamente para o nosso componente. É muito usado durante o overclock (que consiste destravar o desempenho máximo de um processador ao custo de sua estabilidade e vida útil de funcionamento). Os water coolers, por sua vez, podem resfriar mais de um componente do PC por vez, como por exemplo o processador, a placa de vídeo e o chipset.
  • Cooler Heatpipe: Funciona de uma forma bem semelhante a geladeira. Ele joga um fluído no computador que evapora e esfria o computador, enviando o componente de volta para o cooler, que faz a substância voltar a ser liquida e depois é enviada de novo para o computador. Também é usado apenas em overclocks ou supercomputadores.
  • Nitrogênio líquido: Você quer um processador que funciona a… 8Ghz? Parece impossível? Não se você tiver um cooler a nitrogênio líquidoe um processador que aguente um overclock assim. Como um processador de 8Ghz vai esquentar (e muito!) não existe um cooler apropriado para isso. Os entusiastas em eventos de tecnologia colocam um tubo no processador e jogam o líquido diretamente nele, para manter  o processador em temperaturas negativas, que garante seu desempenho superior.
    Os coolers podem ter os mais variados formatos. Veja essas aberrações aqui.

Compatibilidade

Sim, assim como os processadores devem ser compatíveis com o soquete da placa-mãe, os coolers também devem combinar com o tipo de processador e placa-mãe. Explico. O cooler é encaixado sobre o processador e fixo diretamente na placa-mãe. Se o cooler que você escolheu for incompatível com a sua placa-mãe, ele simplesmente não encaixará nela. Simples assim. Quanto ao processador, é importante observar uma característica chamada TDP (Thermal Design Power). Esse fator determina o quanto de calor o processador libera, e a unidade de medida é Watt. Assim, se a CPU que você escolheu tiver um TDP de, por exemplo,  95 watts, o seu cooler deverá ser capaz de dissipar esse valor ou maior. É costume dos fabricantes não divulgar o valor do TDP do cooler, mas sim os modelos de processadores com os quais ele é compatível. Portante, basta procurar na caixa do produto ou no site do fabricante para ver se sua CPU é compatível com o seu cooler.

Outro fator que deve ser observado é a questão física. parece até besteira mencionar, mas não é. Como já foi falado acima, existem coolers dos mais variados modelos e designs, e alguns deles são simplesmente gigantescos! Portanto, é sempre bom checar antes de comprar se ele cabe dentro do seu gabinete ou se ele não atrapalha nenhum outro componente. É comum um cooler muito grande impedir a instalação de mais um módulo de memória. Isso é um verdadeiro incômodo. Assim, fique atento às dimensões físicas. ;)

Cooler V10: O monstrengo dos coolers!

Outras características

O cooler pode parecer um dispositivo simples, mas ele possui muitas outras características que devem ser observadas. Visto que esta série é destinada à iniciantes, não iremos nos aprofundar muito nos aspectos técnicos dos componentes. Mas vale ressaltar que muitas coisas influenciam no desempenho do cooler, como por exemplo: o tamanho da ventoinha e seu desempenho, ou seja, velocidade, o nível de ruído, o rolamento, o material da base e das aletas do cooler, se a base é espelhada ou não e outros. Enfim, via de regra, se você estiver montando um PC simples, qualquer cooler dará conta do recado. Mas se não for o caso, dê mais atenção a este brinquedinho.

Limpeza do cooler

É muito importante manter o seu cooler limpo (Hahahaha!!! Essa frase ficou engraçada!). Os cooler à ar, principalmente, acumulam poeira com o tempo, tanto nas pás da ventoinha quanto nas aletas metálicas. Se ele acumular muita sujera, pode ficar prejudicar o arrefecimento da máquina e, às vezes, até não girar, fazendo com que a temperatura do seu computador suba e que alguns componentes não funcionem corretamente. Por isso é muito importante que você abra seu computador num período pré-determinado e limpe apropriadamente o seu cooler. Também é importante trocar a sua pasta térmica sempre que remover o cooler, já que ela resseca e deixa de exercer a sua função. Se não sabe como limpar o seu computador, já publicamos um tutorial bem detalhado aqui no Guia do PC sobre este assunto, vale a pena dar uma olhada:

Espero que tenha entendido bem a função do cooler e que a partir de agora o mantenha limpinho. Assim, o seu processador ficará mais frio e trabalhará de forma mais tranquila, o que evita alguns problemas. No próximo capítulo da nossa série, iremos nos aprofundar um pouquinho mais nas Memórias RAMs. Elas são as responsáveis por entregar todos os dados e instruções que nossos processadores usam.  Até o próximo capítulo! ;)

Capítulos anteriores:

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!