Tendências

5 tendências de tecnologia em nuvem para empresas para os próximos 4 anos

Que os sistemas de dados em nuvem já são protagonistas quando o assunto é a evolução tecnológica nas empresas, é fato: a estimativa é que os gastos globais do usuário final nesse sentido alcancem a marca dos US$ 679 bilhões em 2024. Quando olha-se para o futuro, essa projeção torna-se ainda mais significativa, mostrando o grande potencial desta tecnologia no mercado global: os investimentos em serviços de nuvem pública ultrapassarão o US$ 1 trilhão até 2027, de acordo com o estudo “Cloud Computing in 2028: From Technology to Business Necessity”, da  Gartner, Inc.

Para contribuir com o setor e propagar informações sobre a importância dessas tecnologias para a transformação digital nas empresas, o André Galvani, CEO da O2B, empresa com foco em produtos e soluções de cloud, pertencente ao Grupo Deal, consultoria de serviços de tecnologia, elencou cinco tendências de nuvem para a evolução do cenário empresarial de 2024 a 2028. Confira: 

  1. Abordagem Multi Cloud: De acordo com o especialista, a utilização de serviços de nuvem de vários provedores de nuvem pública para o mesmo tipo de soluções de tecnologia ou workloads (cargas de trabalho), principalmente infraestrutura como serviço (IaaS) e IaaS/PaaS convergentes, reflete a estratégia de diversificar os fornecedores de serviços em nuvem para aproveitar diferentes características, serviços ou preços que variam entre os provedores, visando otimizar e adequar as soluções de tecnologia às necessidades específicas de cada empresa.

  1. Plataformas Cloud-Native: Com essas ferramentas, as empresas aproveitam ao máximo as funcionalidades dos serviços nativos de provedores de cloud, como elasticidade, escalabilidade e automação. “Líderes de TI irão adotar plataformas e práticas nativas da nuvem para criar e transformar portfólios de aplicações, buscando apoiar a competitividade digital de forma ágil”, comenta André.

  1. Modernização: O especialista comenta que há a necessidade de atualizar sistemas mais antigos, pois em muitos casos são incompatíveis com as novas tecnologias “Existem sistemas muito modernos que permitem maior agilidade no dia a dia das empresas, permitindo que os sistemas funcionem de forma eficiente e segura na infraestrutura moderna da nuvem, aproveitando seus recursos para melhor desempenho, escalabilidade e redução de custos”, expõe o executivo.

  1. Soluções da Indústria: As plataformas ou soluções de software prontas em nuvem para setores específicos combinam SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e IaaS (Infraestrutura como Serviço) com funcionalidades específicas para casos de uso em diferentes setores da indústria. “Os gestores de tecnologia podem aproveitar a modularidade e a composição dessas plataformas para obter a agilidade necessária em suas indústrias para responder às constantes evoluções tecnológicas”, pontua o CEO.

  1. Inteligência Artificial e Machine Learning em cloud: Para André, a fusão estratégica de IA e machine learning com a computação em nuvem representa uma evolução fundamental no modo como as organizações concebem e empregam tecnologia. “Agregar a computação em hiperescala e aqui no Brasil temos como exemplo os grandes players como AWS, Google e Microsoft, otimiza a oferta de modelos entre partes distintas”, finaliza. Segundo ele, a previsão é que até 2028 a adoção de inteligência artificial alcançará mais de 50% dos recursos de computação em nuvem dedicados a cargas de trabalho de IA, um aumento significativo em relação a menos de 10% em 2023.

Você também vai gostar

Leia também!