Análises

Review do teclado Razer Lycosa Gaming

Imagine-se na Segunda Guerra Mundial. Bombas, tiros, pessoas falando alemão e dezenas de coisas acontecendo ao mesmo tempo. Por sorte, você está em frente a um computador, controlando toda esta confusão. Para poder responder a altura aos ultrajes da inteligência artificial, o jogador, popularmente conhecido como Gamer, precisa de uma máquina poderosa. Mas nem só de placas de vídeo e processadores vive este mercado tão competitivo. Se quiser sobreviver neste caos, um bom teclado é fundamental para quem leva jogar no PC a sério.

Razer Lycosa

Presença marcante neste cenário, a Razer, uma das maiores fabricantes de periféricos de alta qualidade – e preço – está sempre comprometida a lançar produtos que povoam o imaginário dos mais audazes combatentes virtuais. Os sucessos com o teclado Tarantula e o mouse DiamondBlack, garantiram à empresa notoriedade, e, por isso, introduzir o Lycosa ao mundo Gamer não foi um problema.

Sofisticação

A Razer fez questão de dar ao consumidor um pacote digno de ser guardado com carinho após aberto. Toda preta, a caixa traz um design simples e elegante, exibindo a imagem do teclado com todos os Leds possíveis bem acesos. Assim que aberta, o usuário encontra de cara os manuais, o CD com drivers e dois adesivos da Razer, embalados em um garboso envelope, também todo preto, com o logo da empresa discretamente impresso.

Embalagem e conteúdo da caixa do Razer Lycosa
Embalagem e conteúdo da caixa do Razer Lycosa

A seguir, abrindo uma outra tampa, surge o teclado, bem protegido com uma malha de isopor e uma embalagem de plástico. Confesso que fiquei surpreso, não esperava tanto esmero com a “capa” de um produto como encontrei no Lycosa. Tamanha atenção aos detalhes se equiparam a Apple neste quesito.

Vamos ao que interessa: the Razer Lycosa Keyboard

Olhando por cima, vemos um teclado relativamente simples. Mas, esta impressão muda na hora de conectá-lo ao micro. São quatro plugs, dois USBs e dois jacks de fone de ouvido. Tudo isso porque na parte de trás dele existem uma porta USB, uma saída de audio e uma entrada para microfone, possibilitando o uso de um dispositivo como um mouse sem fio, por exemplo, e a conexão de um Headset, muito utilizados em Lan Parties.

Portas traseiras
Portas traseiras

Seu formato é Slim, igual ao de notebooks, tornando a digitação macia e quase silenciosa. As teclas possuem acabamento de borracha, evitando aqueles escorregões na hora da adrenalina. Para quem sente a necessidade de usar mais de três teclas simultaneamente, o Lycosa foi projetado com um sistema Anti-Ghosting, permitindo o pressionamento de até 10 teclas sem levar a um travamento. Além disto, seu tempo de resposta é de 1ms, realmente rápido para jogos que exigem muitos comandos em muito pouco tempo.

Mas, talvez o maior atrativo fique por conta de suas teclas iluminadas. Não é para menos, pois sendo um componente voltado a usuários que trabalham no escuro, não precisar caçar aquele maldito botãozinho na hora H é uma mão na roda para todo bom guerreiro. A iluminação funciona em três modos: Full, todas as teclas são acesas; Gamer, somente a combinação WASD é ligada, porém com maior intensidade; e Off, todo apagado, modo que provou ser impossível de utilizar por não ter como enxergar nada.

Todas as teclas iluminadas
Todas as teclas iluminadas
Modo Gamer: Somente a combinação WASD iluminada
Modo Gamer: Somente a combinação WASD iluminada

Acima do teclado numérico há um Touchpad, um painel sensível ao toque que é um show a parte. Lá estão localizadas as teclas multimídia, com os controles de Play/Pause, Parar, Avançar e Retroceder e ajuste de volume. Entretanto, os engenheiros se esqueceram do botão de Mudo, algo que, para mim, é muito importante. Há momentos em que é necessário cortar o som do computador por completo, e não ter esta opção pode ser um imenso defeito para usuários mais exigentes. A última função é a tecla Razer, um logo da empresa localizado bem no meio do painel. Sua utilidade será explicada logo abaixo.

Macros

Diferente de todo teclado dedicado a jogos, como o G15 da Logitech ou mesmo o Tarantula, o Lycosa não traz nenhum botão especial para macros. Ao invés disso, todas as teclas cumprem este papel. O usuário pode, através de um aplicativo que acompanha o driver, modificar a função de qualquer tecla, criando combos e habilitando funções específicas para qualquer game.

O melhor disso tudo é a possibilidade de se criar perfis acessados on-demand. Ou seja, assim que entrar no jogo, o driver muda automaticamente para o perfil associado a ele, sem que o usuário faça nada. Se quiser mudar de perfil durante uma partida, segure a tecla especial com o logo da Razer – lembra dela? – e aperte o botão correspondente. As teclas de perfil vão de F1 a F12, somente, mas é difícil imaginar alguém que precise mais do que isso.

Outra utilidade presente no Lycosa, é a capacidade de desabilitar a tecla Windows, que ativa o menu Iniciar. Para não acontecer de apertá-la por acidente e acabar de vez com sua diversão, principalmente se estiver online, basta segurar a tecla Razer e pressionar sua algoz uma vez. Pronto, ela não trará mais problemas. Para habilitá-la novamente, é só repetir o comando.

Problemas

Infelizmente, nem tudo são flores. Existe um bug irritante neste teclado envolvendo o Touchpad. Muitos usuários pipocaram em fóruns reclamando que o painel simplesmente não respondia. Não tinha como utilizar nenhuma de suas funções, algo vital para quem usa macros, perfis ou controla mídia constantemente. A solução para isso é reconectar o teclado no computador, uma coisa extremamente desagradável de se fazer a cada boot.

Touchpad
Touchpad

Comigo este problema acontece. Mas, há vezes em que o painel funciona logo de cara, e em outras simplesmente não liga. Quando entrei em contato com o suporte técnico, me passaram instruções para tentar resolver esta questão, mas nenhuma funcionou. A meu ver, o problema é do driver para Windows, pois as poucas vezes em que o usei no Linux, tudo funcionou direitinho.

Os leds, em alguns lotes, vieram com pequenos defeitos. Alguns teclados tem a iluminação concentrada no meio, enquanto outros, como no meu caso, é um pouco fraca em algumas teclas, mas, nada que atrapalhe. É interessante destacar, porém, que para alguns desafortunados, um problema realmente grave pode acontecer. O teclado fica acendendo e apagando como se estivesse em uma discoteca, tornando-se inutilizável.

Teclado

Uma outra reclamação de muitos compradores está no fato do descanso para o pulso ser parafusado no teclado. Ele é destacável, caso o usuário não tenha muito espaço na mesa, mas para isso, é bom ter uma chave philips em mãos, pois há quatro parafusinhos em seu caminho.

Conclusão

O preço é salgado. Sua faixa de preço varia entre R$350,00 e R$400,00. Mas é um investimento muito bom, pois a qualidade do equipamento é excelente, mesmo com este problema chato no painel. As teclas macias e emborrachadas são muito confortáveis para digitação e, além do sistema que previne o travamento realmente funcionar como deveria, o tempo de resposta de 1ms prova-se muito eficiente quando se está jogando.

No final das contas, ainda que esteja disponível apenas no layout americano, acostumar-se com ele é muito rápido e em pouco tempo o usuário se familiariza com os atalhos. Fora que usá-lo todo iluminado no escuro é realmente show de bola.

Especificações

  • Teclas com acabamento de borracha anti-escorregões
  • Total iluminação das teclas, com modo WASD
  • Capacidade de programação de Macros em todas as teclas
  • Capacidade Anti-Ghosting permite o pressionamento de mais de 3 teclas simultaneamente
  • Design Slim com tecnologia Hyperesponse(tm)
  • Teclas Multimedia sensíveis ao toque
  • Opção para desativar a tecla Windows
  • Criação de até 10 perfis de usuário com possibilidade de alternar em tempo real
  • 1000Hz Ultrapolling™ e Tempo de Resposta de 1ms
  • Saídas para fone de ouvido e microfone
  • Descanso para pulso destacável
  • Porta USB integrada
  • Comprimento – 469 mm
  • Largura – 168 mm sem o descanso para pulso e 221 mm com o descanso
  • Altura – 15 mm

Site oficial: Razer Lycosa Gaming.

Tags: Gadgets, Jogos

Você também vai gostar

Leia também!