ArtigosDicas e tutoriais

Criando uma “imagem” do disco rígido – final

Vimos na primeira parte deste artigo como criar uma “imagem” do disco rígido usando o programa Macrium Reflect. Na última parte do artigo vamos mostrar como restaurar a imagem.

O melhor método para restaurar uma imagem criada pelo Reflect é gerar um CD de restauração. Isto porque, se houver perda da partição ou HD, não poderemos acessar o programa para restaurar a imagem. Usando um CD de restauração criado pelo próprio Reflect, basta dar BOOT usando o CD e restaurar a imagem. A criação do CD de restauração é bem simples. Basta chamar o programa Reflect. Se o CD ainda não tiver sido criado, vai surgir uma janela sugerindo a sua criação:

Macrium Reflect

Outra forma de gerar o CD de restauração é escolher no menu do programa “Other Tasks” e depois “Create rescue CD”. Surge a janela:

Macrium Reflect

Escolha a opção Linux (é apenas para o sistema que será usado para chamar o programa de restauração) e clique em Next. Depois é só selecionar o seu gravador de CD/DVD e clicar em Finish.

Macrium Reflect

Para usar o CD de restauração do Reflect, basta dar BOOT na máquina via CD. Vai aparecer a seguinte tela:

Macrium Reflect

Ao clicarmos em Next, aparece uma tela onde devemos selecionar o local onde a imagem está armazenada. Note que agora a partição de DADOS recebe a letra D:. Isso ocorre porque o Linux do CD de restauração atribui letras sequencialmente. Não se preocupe com isso e selecione a partição dos dados (D:) e o arquivo de imagem estará armazenado nela. Clique em Next.

Macrium Reflect

Na tela que aparece, selecione a partição que será restaurada e clique em Next.

Macrium Reflect

Escolha agora onde a partição será restaurada e clique Next. Neste exemplo não faremos isso, mas poderíamos restaurar para uma nova partição em um novo disco, por exemplo.

Macrium Reflect

Escolhemos se a partição será Ativa (que vai dar BOOT), Primária ou Lógica.

Macrium Reflect

Temos a opção também de verificar a imagem antes da restauração.

Macrium Reflect

Depois escolha a opção “Replace with the Master Boot Record from the Backup (Recommended)” e prossiga.

Macrium Reflect

Escolha a opção para checar a integridade do sistema após a reinicialização (“Yes..”).

Macrium Reflect

Finalmente clique em “Finish” para iniciar a restauração da imagem. Após a restauração o Windows deverá estar no estado em que foi feita a imagem, ou seja, não se esqueça de fazer as atualizações através do Windows Update e também as atualizações do antivírus antes de começar a trabalhar na máquina restaurada.

Macrium Reflect

Espero que os artigos tenham sido úteis para vocês. É bom lembrar que existem outros programas para criação/restauração da partição, tais como : Norton Ghost, Acronis True Image etc. Mas a grande vantagem do Macrium é que ele é totalmente gratuito! Aproveitem enquanto durar!

Tags: Segurança, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!