Cursos

O futuro pertence aos ‘IA First Thinkers’ e mercado de trabalho deve auxiliar a capacitação

Embora a automação e a inteligência artificial (IA) causem receios sobre o futuro do trabalho, a projeção global aponta para a criação de 170 milhões de novos postos até 2030. No Brasil, 53% dos empregadores indicam que o foco na requalificação tecnológica será essencial nos próximos cinco anos, segundo o relatório Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial e da Fundação Dom Cabral.

Para atender a demanda crescente, o The Collab lança o programa Deep Tech Academy, voltado para líderes e profissionais que buscam adquirir competências tecnológicas e estratégicas. O primeiro curso ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com módulos que abrangem Ambidestria, Estratégia Digital, Design Estratégico, Deep Tech e IA. O programa inclui aplicações práticas e uso de ferramentas avançadas de inteligência artificial, alinhadas às realidades profissionais dos participantes.

“O mercado exige lideranças capazes de unir tecnologia, gestão de mudanças e criatividade para criar valor e explorar oportunidades. O profissional do futuro deve ser um ‘AI First Thinker’, conectando desafios organizacionais às soluções tecnológicas”, explica Priscila Toledo, cofundadora da Stellula, patrocinadora do programa.

O The Collab também oferece iniciativas voltadas para a inclusão social, como um programa de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade. O objetivo é qualificar 1.000 participantes em habilidades digitais, incluindo front-end, inteligência artificial, inglês técnico e educação financeira, promovendo empregabilidade e desenvolvimento socioeconômico.

“As profissões do futuro surgem das inovações tecnológicas e nós, como empresas, precisamos oferecer suporte para o desenvolvimento de capacidades para lidar com elas. Equilibrar a exploração de novas oportunidades enquanto otimiza as operações existentes, utilizar o design estratégico para alinhar a visão organizacional com a experiência do cliente e desenvolver uma estratégia digital eficaz são essenciais para qualquer organização que deseja prosperar e manter-se competitiva. Estamos vivendo um superciclo tecnológico e entramos na era cognitiva. Por isso, o Deep Tech Academy abordará tudo isso”, comenta Diego Aristides, CEO e cofundador do The Collab, hub de inovação em deep tech, saúde e smart cities, localizado em Brasília.

Você também vai gostar

Leia também!