Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Como ativar a transparência do tema Aero Lite do Windows 8 Consumer Preview

Aero Lite, agora transparente.

Na minha humilde opinião, o tema Aero Lite do Windows 8 Consumer Preview é bonito. Alguns podem não concordar, mas eu achei a simplicidade dele mais os elementos Metro-like uma ótima pedida que consome menos recursos que o novo Windows Aero presente no sistema, que também achei bem mais bonito que o do Windows 7. Como o Aero Lite foi criado para ser o substituto do Windows Classic, se é que posso dizer, não é possível ativar a transparência dentro dele. Ou melhor, não era possível.

Uma espécie de bug de desenvolvimento faz com que a opção Habilitar transparência se mantenha na janela de configuração de cores do sistema operacional. Para ativar a transparência no Aero Lite do Windows 8 Consumer Preview, primeiramente abra a janela de personalização do sistema, clicando com o botão direito na área de trabalho clássica e selecionando “Personalize” no menu de contexto.

Desmarque Enable Transparency e deixe a janela aberta.
Desmarque Enable Transparency e deixe a janela aberta.

Na janela que se abrirá, escolha a opção Window Color. O segredo está na janela que se abrirá, Window Color and Appearance. Desmarque a opção Enable transparency e não feche a janela. Volte para a janela Personalization e escolha o tema Windows Basic, que é o Aero Lite propriamente dito. Com o tema ativado, volte para a janela de cores e remarque a opção Enable transparency. Após isso, o tema básico do Windows ganhará o efeito de transparência nas janelas, magicamente.

Aero Lite, agora transparente.
Aero Lite, agora transparente.

Vale notar que se a janela Window Color and Appearance for fechada antes de mudar o tema, ao ser reaberta não exibirá mais a opção para ativação da transparência, por isso é necessário deixar a janela aberta. Espero que tenha gostado dessa dica rápida de hoje e que ache o tema Aero Lite atraente. Até a próxima coluna Dicas para Windows! :D

Se você tem alguma sugestão para a coluna Dicas para Windows, não seja tímido, pode entrar em contato conosco e nos enviar a dica! É só mandar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou então usar o nosso formulário de contato. Teremos o maior prazer em analisar e publicar sua sugestão. Enquanto isso, veja alguns textos anteriores da coluna:

Tags: Dicas para Windows, Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!