Dicas e tutoriais

Como montar imagens ISO no Windows 8

O Windows 8 trouxe melhorias no gerenciamento de imagens de disco *.iso. Na versão anterior do sistema operacional da Microsoft, o formato ISO começou a ser suportado nativamente, mas apenas com a possibilidade de gravação em um disco, usando a ferramenta nativa do Windows 7. Mas o Windows 8 melhorou essa integração.

Agora o sistema reconhece os arquivos de imagem e consegue montá-los como se fosse um CD ou DVD inserido no drive ótico, facilitando bastante o trabalho de explorar o conteúdo da mídia virtual.

Nova guia dá acesso ao recurso de montar imagens.
Nova guia dá acesso ao recurso de montar imagens.

Para montar imagens de disco no Windows 8, primeiramente procure o arquivo dentro do Windows Explorer na interface clássica do sistema. Clique nele uma vez. Note que uma nova seção chamada Disc Image Tools aparecerá na ribbon, junto com a guia Actions. Selecione-a e perceba que há duas opções: gravar um disco usando a imagem (Burn) e, a novidade, montar a imagem no computador (Mount). Clicando em Mount, o Windows abrirá a imagem como se houvesse um disco no drive.

Para desmontá-lo, basta ir na janela Computer, no Windows Explorer, selecionar o drive virtual com a imagem ISO, escolher a guia Drive, em Disk Tools e clicar em Eject.

Clicando no drive virtual, você poderá ejetar a imagem virtual.
Clicando no drive virtual, você poderá ejetar a imagem virtual.

Com isso, você consegue abrir e utilizar imagens ISO nativamente no Windows 8. Até então, isso só era possível com a ajuda de programas de terceiros, como o Virtual CloneDrive, Alcohol 52% ou 120% e DAEMON Tools. Apesar do suporte nativo a imagens de CDs, esses programas continuam tendo algum uso para quem precisa de ferramentas avançadas, já que o recurso do Windows 8 é bastante simples e faz só o básico.

Tags: Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!