Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Use o Launchpad do Mac OS X no Windows

Se você já usou o Mac OS X Lion certamente conhece o Launchpad, uma forma de ter os aplicativos do seu computador à sua disposição, bem organizados, e com aquele toque especial que só a Apple tem e que dá uma beleza única a ele.

Já pensou que legal seria ter isso no Windows? Então pare de pensar e comece a baixar o WinLaunch, um aplicativo que faz o seu Windows ter um Launchpad praticamente igual ao do OS X. Sério, ele é tão bonitinho quanto o da Apple.

O wallpaper não vem incluso, que fique bem claro.

E fazê-lo funcionar é simples. Então, vamos aos passos.

  1. Baixe o WinLaunch. Ele está disponível para Windows Vista, 7 e 8, então deve funcionar por aí.
  2. Extraia o arquivo que você baixou em alguma pasta do seu computador. Você pode fazer isso clicando com o botão direito sobre ele, e depois em “Extrair Tudo…”.
  3. Deverão aparecer as pastas “x64(64bit)” e “x86(32bit)“. Entre na apropriada para o seu Windows. Se você não sabe se o seu Windows é de 32 ou 64 bits, aprenda aqui.
  4. Execute o WinLaunch Starter. Ele deve mostrar uma janela com algumas informações sobre o aplicativo, então vale a pena ler. Depois é só fechar e… pronto, o WinLaunch já deve estar funcionando!

Mas você deve reparar que ele ainda está vazio. Para adicionar atalhos ao WinLaunch, aperte F para ele se transformar numa janela e arraste os atalhos dos seus aplicativos favoritos para ele. Se quiser criar pastas de aplicativos, arraste um atalho para cima de outro, até o outro atalho ficar com um quadrado em volta. Aí, é só largar e escolher um nome para a pasta.

E as pastas de aplicativos ficam bonitinhas desse jeito.

Por padrão, o WinLaunch é ativado apertando Shift + Tab ou movendo o mouse para o canto superior esquerdo da tela. Se isso não for bom para você, é possível ativá-lo com outros atalhos, movendo o mouse para outros cantos da tela, com um clique no ícone da barra de tarefas ou no botão do meio do mouse. É, também reparamos que não faltam opções. Por sorte, você não precisa ter todas, e pode escolher as suas favoritas.

Se você já usou o OS X Lion e gostou do Launchpad, vale a pena instalar o WinLaunch no seu Windows. Se nunca usou, também vale a pena instalar ele para ter um pouquinho do tão adorado sistema da Apple aí no seu Windows. E ele ainda é grátis, o que faz o download valer ainda mais a pena.

Essa foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana, espero que tenha curtido. Caso queira mandar alguma sugestão para nossa coluna, pode fazê-la através do e-mail contato@guiadopc.com.br ou clicando neste link, que é o nosso formulário de contato. Mande a sua dica, sugestão e quem sabe ela não seja publicada aqui? Enquanto isso, veja outros artigos publicados dessa coluna:

Tags: Destaques, Dicas para Windows, Software, Windows, Windows 7, Windows 8, Windows Vista

Você também vai gostar

Leia também!