Dicas e tutoriais

Dicas para Iniciantes: Como personalizar o perfil do Google+

As redes sociais são uma parte importante da internet hoje. É por meio delas que as pessoas mantém contato com parentes e amigos distantes, “perseguem” ex-namorados ou pessoas de interesse, encontram coisas interessantes ou simplesmente perdem tempo. A Google, uma empresa que atua predominantemente na internet, não podia ficar de fora dessa e, visando ser líder também do setor de redes sociais, lançou já há algum tempo o Google+, a sua própria rede social e que é altamente integrada aos seus outros serviços. Se você possui conta no Google, seja no Gmail, Reader, Docs, YouTube, Blogger ou qualquer outro serviço, você automaticamente tem um perfil no Google+.

Hoje, na coluna Dicas para Iniciantes, ensinaremos você a personalizar o seu perfil nesta rede social. Recentemente, seguindo os passos do Facebook, a Google colocou o recurso de imagem de capa nos perfis. Ensinaremos, dentre outras coisas, como alterá-la. Vamos lá?

Perfil Google+

Este é o meu perfil no Google+. Vamos mudar a minha foto e alterar a imagem de capa, ok?

01. – O primeiro passo, logicamente, é fazer login no seu perfil do Google+. No lado esquerdo, há uma coluna com alguns ícones. Procure pelo ícone “Perfil”, se você já não estiver lá. Nessa página, você um botão azul chamado “Editar perfil”. É nele que você deve clicar.

Editando perfil no Google+

02. – É assim que seu perfil ficará. Para alterar algum item, basta clicar nele. Por exemplo, para alterar a foto de capa ou foto do perfil, basta clicar nelas.

Alterando foto de capa

03. – Abrir-se-á a janela acima. Na parte da esquerda você pode ver algumas opções, como “Galeria”, “Fazer Upload”, “Suas Fotos” e “Fotos da Capa”. Em “Galeria” você encontra fotos pré-definidas. Em “Fazer Upload” você escolhe alguma foto que está no seu computador. Em “Suas Fotos”, você usa alguma imagem que você já compartilhou no perfil anteriormente. Por fim, em “Fotos da capa”, você vê fotos que já foram capas. Para adicionar uma imagem, basta arrastá-la até esse quadrado pontilhado.

04. – Após ser finalizado o upload, você deve arrastar a imagem de forma que ela se enquadre perfeitamente no espaço destinado a ela. Para isso basta arrastar a imagem com o botão esquerdo do mouse. O mesmo procedimento deve ser feito com a foto do perfil. Basta repetir os passos. Veja como ficou meu perfil depois disso.

Perfil personalizado Google+

05. – Depois disso, resta apenas preencher alguns campos, como “Frase”, “Apresentação”, “Ocupação”, “Empresas”, etc… Isso você preenche como achar melhor. Mas é importante falar aqui que todos esses dados podem ser compartilhados de maneira pública ou privada. Assim, informações mais sensíveis que você julgue melhor não compartilhar com todos, você deixa como particular. Ao lado de cada item, existe o símbolo de um globo terrestre. Clique nele para configurar as opções de privacidade.

Pronto, desta forma simples e rápida, você personaliza o seu perfil do Google+ e deixa ele com a sua cara! Literalmente! Esta foi a nossa coluna Dicas para Iniciantes. Se conhece alguém que está começando a aprender agora a usar o computador e dispositivos eletrônicos, por favor, indique a nossa coluna. Quem sabe nós possamos ajudá-lo. Caso tenha alguma crítica ou sugestão, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou através de nosso formulário de contato. Veja outras dicas que nós já compartilhamos:

Tags: Destaques, Dicas para Iniciantes, Google, Internet

Você também vai gostar

Leia também!