Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Pencil Project cria mockups facilmente no Linux

Na coluna Dicas para Linux desta quarta-feira será dedicada ao Pencil Project, uma ferramenta capaz de criar fluxogramas, diagramas, esquemas diversos, mockups de programas e sistemas operacionais Android e iOS, tanto para tablets quanto para telefonia móvel.

diagrama_pencil
Diagrama feito no Pencil

O Pencil está sob licença GPL versão 2 e foi criado pela Evolus, uma empresa vietnamita com sede na Cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon.

Qual a finalidade do programa?

O aplicativo Pencil é um alternativa ao Microsoft Visio e ao Dia. Com ele você cria fluxogramas, diagramas, organogramas, UML, esquemas dos mais diversos e mockup de programas e sistemas móveis.

Esquema livre, parecido com um fluxograma
Esquema livre, parecido com um fluxograma

A grande vantagem é que além da qualidade, dele ser grátis, de código aberto, são os elementos pré-definidos de interface do Android, iPhone e iPad.

Mockup
Mockup de criação livre

Onde baixar?

O programa pode ser baixado diretamente no site oficial e está disponível não somente para o Linux, mas para Windows, Mac OS X e Firefox, como extensão:

Project Pencil | Download

Adicionais

O aplicativo dá a possibilidade de pesquisar cliparts no Openclipart.org diretamente pelo menu. Outros recursos são possíveis de ser baixado na página recomendada no Google Code:

Adicionais | Download 1 e 2

Então? O que achou dessa excelente alternativa de código aberto e grátis? Obviamente ele tem menos ferramentas que o Microsoft Visio, mas sem dúvidas ele briga de igual quando pensamos que é grátis.

Não deixe de ler outras Dicas para Linux e caso queira nos contactar sugerindo outras dicas, comente abaixo ou nos mande um e-mail para admin@guiadopc.com.br:

Tags: Dicas para Linux

Você também vai gostar

Leia também!