Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: 10 distribuições Linux para você

Não importa se você gosta ou não, se isso é bom ou ruim, ou qualquer outro questionamento. Quando falamos de Linux temos que aceitar a ideia de que existirão um número enorme de sistemas operacionais baseado no kernel do pinguim e principalmente no sistema operacional base GNU.

Esse fenômeno ocorre por um simples motivo. Linux e GNU são de código aberto e usam licenças que permitem seu uso livre. O resultado é que não somente empresas e grupos bem organizados e com uma grande suporte financeiro lançam seus sistemas, mas até Seu Zé da padaria da esquina pode fazer seu sistema operacional Pão Quentinho Linux.

Um dos benefícios desse modelo de desenvolvimento é que qualquer pessoa pode contribuir com os projetos Linux, GNU ou de qualquer outro componente. Para ter uma ideia, a maior parte do desenvolvimento do Linux é feito por grandes empresas como IBM, Intel, Red Hat, Novell, Google, HP, Oracle. Mas uma considerável parte é desenvolvida por programadores individuais, cujas ideias foram tão boas que foram incluídas no código fonte do software.

Contudo, muitos que ainda não estão acostumados com o mundo Linux não tem ideia do que escolher ou mesmo escolhendo, querem ter informações sobre outras possibilidades. Pensando nisso o Guia do PC irá mostrar 10 projeto GNU/Linux para os mais variados gostos.

O que é distribuição Linux?

Primeiro de tudo é importante saber o que é uma distribuição Linux, uma expressão um tanto estranha para a maioria dos usuários de computadores. É normal a confusão sobre o tema. Então entenda que existem 3 denominações principais de referência: Linux, GNU e distribuição Linux.

Linux é o kernel do sistema operacional, o núcleo. É a peça-chave que controla tudo. É como um cérebro que faz a ligação de software e hardware. Já GNU é um sistema operacional básico, contendo compiladores, componentes essenciais e certos programas extremamente necessários. GNU quando usa o núcleo Linux, faz surgir o sistema operacional GNU/Linux.

Nem todo sistema operacional baseado no kernel Linux usa GNU. Android, que usa o kernel Linux, e portanto é um sistema operacional Linux, não faz uso do GNU. GNU também pode usar outros núcleos, como o Hurd e derivados do BSD.

Uma distribuição Linux não é somente o Linux com GNU, mas sim um sistema operacional completo e customizado para um público específico e de acordo com o gosto dos desenvolvedores. Uma distribuição Linux é um sistema baseado no kernel Linux, onde quase sempre usará GNU, contendo um série de programas como ambiente gráfico, pacote de escritório, mensageiros instantâneos, navegadores de internet e incontáveis componentes e aplicativos.

10 distribuições Linux para você

Nos PCs os sistemas Linux sempre serão GNU/Linux, mas suas distribuições serão diferentes entre si, porque, como falado anteriormente, distribuições Linux são um conjunto muito amplo de componentes e aplicativos. O número de distribuições chegam a assustar, mas podemos colocar 10 dessas como as melhores escolhas para seu computador e para você.

1 – Ubuntu

A distribuição Linux mais famosa e mais usada no mundo. Ubuntu foi idealizado pelo sul-africano Mark Shuttleworth, fundador da empresa sediada em Londres Canonical, que controla o desenvolvimento do sistema. Ubuntu é baseado no Debian, mas usa uma interface que por enquanto é exclusiva, a Unity.

Desktop Ubuntu 13.04
Desktop Ubuntu 13.04

Sua primeira versão foi lançada em 2004, com a versão 4.10 “Warty Warthog, e desde então vem mudando a visão que muitos tem do Linux em desktops.

Há derivados tão bons quanto a matriz, como o Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Edubuntu, Ubuntu Gnome Remix.

É uma distribuição muito simples e usar e já analisamos a distribuição aqui no Guia do PC:

Review Ubuntu 13.04 | Acesso

2 – Linux Mint

Linux Mint é uma distribuição irlandesa baseada no sistema da Canonical. O sistema nasceu em 2006 e usava o KDE como ambiente gráfico.

Com o sucesso o grupo, que já contava com participantes do mundo inteiro, lançou seu próprio ambiente gráfico, o Cinnamon (leia aqui sobre a interface).

Mint Menu com os atalhos mais usados. Tudo pode ser modificado
Mint Menu com os atalhos mais usados. Tudo pode ser modificado

O Guia do PC também realizou uma review dessa distribuição:

Review Linux Mint 14 | Acesso

3 – OpenSUSE

OpenSUSE é uma distribuição comunitária apoia pela Novell, baseada no sistema operacional comercial SUSE Linux da empresa. Contudo, enquanto a distribuição paga usada no mundo corporativo usa como ambiente gráfico principal o Gnome, o sistema OpenSUSE tem como carro-chefe o KDE.

openSUSE com KDE
openSUSE com KDE

A distribuição são tem o sucesso do sistema operacional da Canonical mas é muito relevante no cenário do Linux para desktop, mesmo que o projeto tenha entrado em polêmicas, como a forte presença da Microsoft, que agora é dona de patentes tecnológicas da Novell.

Contamos um pouco da história da empresa e das origens do sistema (leia aqui) e o Guia também publicou uma análise do sistema:

Review OpenSUSE 12.3 | Acesso

4 – Fedora

Essa é mais uma distribuição comunitária com forte apoio de uma empresa. Fedora é apoiado pela Red Hat, a maior e mais forte empresa que lucra diretamente com um sistema Linux.

O sistema é como um campo de testes da distribuição comercial Red Hat Enterprise Linux. Mas não pense que o Fedora é instável. Apesar de usar novas tecnologia que só serão usadas no Red Hat após um longo período por motivo de estabilidade e compatibilidade, a distribuição é muito estável.

A vantagem do Fedora sobre o Ubuntu é que tem grande suporte a produtos comerciais corporativo. Certos programas tem homologação, fazendo somente o Fedora e sua matriz Red Hat ter suporte oficial. Um exemplo são alguns produtos da Autodesk.

Fedora
Fedora com Gnome 3 (imagem: Softpedia)

Nosso site fez uma análise do Fedora. Confira:

Review Fedora 17 | Acesso

5 – Linux Educacional

Uma das distribuições brasileiras de maior sucesso e talvez uma das mais injustiçadas. Linux Educacional está presente em uma grande parte dos computadores em escolas públicas, graças a sua customização voltada para a educação.

Ela é desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com apoio dos técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional, do Ministério da Educação (MEC). Ela já foi baseada no Debian e hoje é baseada no Kubuntu.

Só pelo gabarito de quem desenvolve a distribuição e da matriz da família Ubuntu já dava para ver que o sistema teria uma qualidade excelente. Teria e tem, mas infelizmente o preconceito e a falta de planejamento de muitos estado e municípios sujaram a imagem da distribuição.

Muitos colocam a culpa pela falta de planejamento, suporte e treinamento dos profissionais de educação no sistema. Apesar de ser estável, ter um número magníficos de programas próprio para a educação e ter repositórios com conteúdo invejável, fazendo a distribuição ser a melhor opção frente ao Microsoft Windows, o número de pessoas jogando pedras nesse sistema GNU/Linux é incrível, fazendo até pensar que o “Complexo de Vira-Latas”, explicado por Nelson Rodrigues como um comportamento adotado por brasileiros que se colocam em um patamar de inferioridade em relação ao resto do mundo, é real e é um responsável maior ainda do que a ingerência estatal já falada.

Um número muito grande de material disponível
Um número muito grande de material disponível

O Guia do PC também fez uma longa análise sobre essa distribuição. Dê uma conferida:

Linux Educacional 4.0 | Acesso

6 – Mageia

É uma distribuição francesa derivada do Mandriva. Assim que a empresa franco-brasileira começou entrar em sérias dificuldade financeiras, muitos contribuidores da Mandriva decidiram que criariam uma distribuição que não dependesse em um sistema comercial instável.

Em 2010 surgiu o sistema Mageia, que em grego significa magia. Era uma referência ao Mandrake, mágico que deu nome a famosa distribuição da França anteriormente à fusão com a brasileira Conectiva.

Mageia é derivada do Mandriva, que tem fortes raízes no Red Hat e, portanto, usa o sistema de gerenciamento de pacotes de programas RPM.

A distribuição é pouco conhecida no Brasil, mas já é uma das mais usadas no mundo por ser estável, ter um acabamento impecável e ser simples de usar.

mageia-3-desktop-550
Mageia 3

É um sistema operacional Linux fortemente recomendado para o público iniciante e intermediário. Acesse o site oficial e dê uma conferida:

Mageia | Acesso

7 – Debian

Debian é a distribuição matriz de um número incontável de sistemas GNU/Linux. É desenvolvido pelo Projeto Debian, que não tem fins comerciais. O projeto é forte, mesmo sem o peso de uma grande corporação.

O Debian não integra somente o Linux, mas também outros núcleos com o Hurd. O projeto nasceu em 1993 nas mãos de Ian Murdock, na época universitário e hoje conhecido como um dos responsáveis pelo Linux Standard Base, que padroniza os sistema Linux (sim, Linux tem suas bases padronizadas).

Debian é famoso por sua estabilidade. Muitas instituições como bancos, empresas e forças armadas. Até mesmo a NASA começou a usar em desktops na Estação Espacial Internacional.

Muitos já imaginaram um cenário padronizado ao extremo e talvez a força do projeto Debian tenha contribuído para uma melhor compatibilidade e igualmente contribuído para uma despadronização no sistema de instalação de programas. É confuso mas faz sentido quando pensamos nos pacotes .deb, do Debian, e .rpm, da Red Hat.

Enquanto o Projeto Debian visa criar uma realidade de independência, surgiu no mercado a Red Hat, com grande poder econômico. A empresa nunca quis optar pelo sistema de gerenciamento de pacotes Debian e nem o projeto quis adaptar-se à realidade da Red Hat, em virtude de sua filosofia, razão de existir do projeto.

Foi então que o ambiente Linux ficou dividido, na maior parte, entre Red Hat e suas distribuições derivadas, e Debian, e suas distribuições derivadas.

Apesar do embrolho, Debian nunca perdeu a força, mesmo com o sucesso do Ubuntu, distribuição que a cada dia distancia-se da base Debian.

debian6
Debian – Imagem: http://www.leobravo.cl/?p=355

Para quem não conhece a distribuição, vale a pena conferir, pois até os iniciantes podem usá-la facilmente e, além disso, contar com uma gama de programas muito grande.

GNU/Linux Debian | Acesso

8 – Parabola GNU/Linux-libre

Parabola é uma distribuição desconhecida para a grande maioria das pessoas, até mesmo por usuários de Linux experientes. Ela é uma das poucas distribuições que não são baseadas no Debian ou Red Hat. Sua matriz é o Arch Linux.

Parabola, assim como Arch, tem uma característica interessante de ser rolling release. Isso quer dizer que o sistema tem um desenvolvimento constante, com atualizações constantes, não dependendo de uma nova versão. É uma só versão, sendo atualizada a todo tempo.

Parabola é uma das distribuições recomendadas pela Free Software Foudantion, sendo 100% livre, cumprindo as 4 liberdades da entidade: liberdade para executar o programa, para qualquer propósito; liberdade de estudar o software; liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo; liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Seu sistema de gerenciamento de pacotes é o poderoso Pacman, usado no Arch, e sua usabilidade não é trivial, sendo recomendado principalmente para quem é experiente no mundo Linux.

O sistema pode ser baixado no site oficial:

Parabola GNU/Linux-libre | Acesso

9 – Scientific Linux

Derivado do sistema comercial da Red Hat, o sistema operacional Scientific Linux é voltado para acadêmicos e profissionais da ciência, mas não somente. Ele foi idealizado pelo Fermilab e o CERN, os famosos laboratórios dos EUA e Europa. Seu lançamento foi em 2004.

Seu principal atrativo é a compatibilidade com o Red Hat Enterprise Linux e sua estabilidade. Por isso é ideal para quem quer tudo funcionando como está durante um bom tempo e o público corporativo. Quer usar algo estável em sua empresa? Scientific Linux é perfeito para isso.

No site oficial é possível baixar o sistema usado nos maiores aceleradores de partículas do mundo:

Scientific Linux | Acesso

10 – Poseidon Linux

Assim como o Scientific Linux, o sistema Poseidon tem público alvo acadêmicos, profissionais da ciência e o público que busca estabilidade. A grande diferença é que o Poseidon não é baseado no Red Hat, mas no Ubuntu.

Por ser baseado no Ubuntu, espera-se então um sistema simples de usar, com grande suporte de software. A próxima versão, a 5.0, usará o Ubuntu 12.04 LTS (leia aqui a análise) como base e mantém a interface Unity, por considerá-la necessária para a facilidade no uso.

Esse sistema é mantido e desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A distribuição pode ser baixada no site oficial:

Poseidon Linux | Acesso

Essas são alguns exemplos de distribuições. A linha do tempo do GNU/Linux é muito maior. Para ter uma ideia, clique na imagem abaixo para ampliar:

linha_tempo_linux
Linha do tempo Linux

Eu diria que ficaram faltando distribuições clássicas, como Slackware, Gentoo, Arch Linux e algumas outras. Mas e você, dessas 10, qual gosta mais? E das que ficaram fora, qual as pessoas deveriam testar? Alguma dica?

Aproveite e veja outros Dicas para Linux:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!